dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Pitão, Eliane | |
dc.date.accessioned | 2017-09-05T11:46:38Z | |
dc.date.available | 2017-09-05T11:46:38Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11604 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | The following monograph, which has as its theme the school management and the
motivational influences in the school environment, looks for pointing out the factors
that influence in the motivation and demotivation of the teachers that work in the
same school environment. It will analyze the means used by the management to
keep its teacher motivated, it will also report the important role that the management
exerts in the teacher’s life. Being a teacher currently is not an easy task, there are a
lot of factors that discourage them, having a job and a good pay are no longer
enough for them to feel motivated. There is no way it intends to criticize the way that
the manager uses in his or her educational institution, but to provoke discussions that
make it possible to report about its important role in the well-being of its teachers. For
that development, we will carry out a study of a qualitative case; the research will
develop itself by a bibliographic research and interviews with five teachers of a public
elementary school in the municipality of Sapiranga. As for the results found on the
research, it was noticed that the teachers consider the school a good work place,
they feel like the management provides positive strategies with the intention of
making its employees feel satisfied and, in this way, motivated in their work environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Ambiente de trabalho | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Work environment | eng |
dc.title | Gestão escolar e as influências motivacionais no ambiente escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia, que tem como tema a gestão escolar e as influências
motivacionais no ambiente escolar, busca apontar fatores que influenciam na
motivação e desmotivação dos professores que trabalham no mesmo ambiente
escolar. Analisará os meios utilizados pela gestão para manter seu professor
motivado, também relatará o importante papel que o mesmo exerce na vida do
professor. Ser professor atualmente não é tarefa fácil, muitos são os fatores que o
desanimam, ter um trabalho e um bom salário já não bastam para ele se sentir
motivado. De maneira alguma pretende-se criticar a forma que o gestor utiliza em
seu estabelecimento de ensino, mas sim provocar discussões que possibilitem
relatar sobre seu importante papel no bem-estar de seus professores. Para tal
desenvolvimento, faremos um estudo de caso qualitativo; a pesquisa se
desenvolverá por meio de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com cinco
professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de
Sapiranga. Quanto aos resultados encontrados na pesquisa, foi constatado que os
professores consideram a escola um bom local de trabalho, sentem que a gestão
proporciona estratégias positivas com intuito de que seus funcionários sintam-se
satisfeitos e, dessa forma, motivados em seu ambiente de trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |