dc.contributor.advisor | Drabach, Nadia Pedrotti | |
dc.creator | Gattiboni, Bruna Dalcin | |
dc.date.accessioned | 2017-09-06T12:07:53Z | |
dc.date.available | 2017-09-06T12:07:53Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11620 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The school curriculum covers the learning experiences implemented by
educational institutions management. The school management requires
changes in organizational structure and over the paradigms that underlie the
construction of an educational proposal, as well as it must be beyond the
current standards, considering that education management constitutes a
collective do, in a constant process of change. In this sense, this research
problematized the management process and its importance in the school
curriculum. Therefore, we proposed to investigate inherent implications to
school that interfere in its curriculum as well as the inherent implications to
curriculum that interfere in school management and, finally, it was identified and
analyzed the presence of public education policies in school curriculum and in
management processes. To do so, we leaned on a qualitative approach, using
as procedure the literature review, thus presenting an interpretation of a
materialized reality in bibliographic writings, in which we presented what we
meant as "possible" interpretation of arrangements, configured as plausible to
understand these issues. The change we mentioned is that one based on new
paradigms of knowledge society, which underlie the concept of quality
education, defining the school purpose. The construction of a democratic
management involves rethinking all the organization logic and participation in
school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Gestão democrática e implicações no currículo escolar | por |
dc.title.alternative | Democratic management and implications in school curriculum | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O currículo escolar abarca as experiências de aprendizagens que são
implementadas pela gestão das instituições escolares. A gestão escolar requer
mudanças nas estruturas organizacionais e paradigmas que fundamentam a
construção de uma proposta educacional, assim como deve estar além dos
padrões vigentes, pois administrar a educação constitui-se de um fazer
coletivo, em constante processo de mudança. Nesse sentido, esta pesquisa
problematizou o processo de gestão e sua importância no currículo escolar.
Diante disso, apresentou-se a proposição de investigar as implicações
inerentes à escola que interferem no currículo escolar, bem como as
implicações inerentes ao currículo que interferem na gestão da escola e, por
fim, foi identificada e analisada a presença das políticas públicas de educação
nos currículos escolares e nos processos de gestão. Para tanto, apoiou-se na
abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica,
apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em
escritos bibliográficos, na qual apresentei aquilo que signifiquei como uma
“possível” leitura dos arranjos, configurados como plausíveis para que se
pudesse compreender estas questões. A mudança de que se fala é aquela que
está baseada em novos paradigmas da sociedade e do conhecimento, os quais
fundamentam a concepção de qualidade de educação, definindo a finalidade
da escola. A construção de um processo de gestão democrática implica
repensar a lógica de organização e participação na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |