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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorBayer, Fabiane
dc.date.accessioned2015-11-20T14:45:42Z
dc.date.available2015-11-20T14:45:42Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1165
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectParecer descritivopor
dc.titleA construção dos pareceres descritivos como prática avaliativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos através de pareceres descritivos, bem como evidenciar quais as principais dificuldades e preocupações desses educadores em relação ao processo avaliativo. Foi possível constatar que nessa instituição há uma grande preocupação com a questão de avaliação tanto da parte da equipe diretiva quanto da comunidade escolar. Nesta perspectiva a formação continuada dos professores é o foco de atenção da gestão escolar. Participamos de algumas reuniões pedagógicas o que nos permitiu observar que o momento avaliativo como a construção dos pareceres descritivos, gera muitas incertezas para todos, mesmo havendo um trabalho conjunto de professores, coordenador pedagógico e supervisores. Nesse sentido, foi possível observar que através dessa prática havia um engajamento pedagógico que motivava os educadores e, conseqüentemente, os alunos que se sentiam valorizados pela dedicação dos seus professores que buscavam melhores condições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos mesmos. Assim, o acompanhamento, a organização e o direcionamento de estudos vivenciados, o replanejamento, a elaboração e desenvolvimento de projetos coletivos colaboraram para o aprimoramento do processo avaliativo como também de todas relações escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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