Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Rosana Soares
dc.creatorJardim, Aline Meireles
dc.date.accessioned2017-09-13T14:07:11Z
dc.date.available2017-09-13T14:07:11Z
dc.date.issued2015-12-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11667
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis article presents methods, guidance on transgender, the identity of genres, concepts and terms. Sociology in high school, the trajectory of sociology as a discipline of high school, methodological assumption, an issue that recall the degrees in Sociology and Social Sciences and the values assigned to the various scientific fields. After the data analysis of the categories it was revealed, among other evidence, that a degree in social sciences needs to provide the licensee ways to integrate the expertise to pedagogical knowledge enabling dialogue between these areas. How social influences are not fully visible, it seems to us that the differences between men and women are natural, completely biological, when, in fact, part of it is influenced by social interaction. In addition, the society we live in spread the belief that the genitals define whether a person is male or female. However, this construction of sex is not a biological fact, it is discipline that aims to bring the student to surface reflection and information without scientific evidence, full of vices and prejudices of common sense.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologia no ensino médiopor
dc.subjectIdentidade de gênerospor
dc.subjectDiferençaspor
dc.subjectConstrução de sexoeng
dc.subjectSociology in high schooleng
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectSex constructioneng
dc.titleO trabalho preventivo nas escolas contra o preconceito e discriminação dos trangênerospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jaguarão, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta métodos, orientação sobre transgêneros, a identidade de gêneros, conceitos e termos. Sociologia no Ensino Médio, a trajetória da Sociologia como disciplina do Ensino Médio, pressuposto metodológicos, questão que remetem as licenciaturas em Ciências Sociais e Sociologia e os valores atribuídos aos diferentes campos científicos. Após a análise de dados das categorias foi possível perceber, entre outras evidencias, que uma licenciatura em Ciências Sociais, precisa proporcionar ao licenciado, meios de integrar os conhecimentos específicos aos conhecimentos pedagógicos, permitindo o diálogo entre estas áreas. Como as influências sociais não são totalmente visíveis, parece para nós que as diferenças entre homens e mulheres são naturais, totalmente biológicas, quando, na verdade, parte delas é influenciada pelo convívio social. Além disso, a sociedade em que vivemos dissemina a crença de que os órgãos genitais definem se uma pessoa é homem ou mulher. Porém, essa construção de sexo, não é um fato biológico, é disciplina que tem como objetivo levar o aluno a reflexão e informação superficiais, sem comprovações científicas, cheias de vícios e preconceitos de senso comum.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto