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dc.contributor.advisorBarcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.creatorBoth, Rosangela Chiamenti
dc.date.accessioned2015-11-24T11:45:12Z
dc.date.available2015-11-24T11:45:12Z
dc.date.issued2004-12
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1166
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis article has with objective to contribute to the school management through their introduction of any environmental education principles on a administrative-pedagogic context and consider a reflection on the theories and praxis of the school management from an ecological viewpoint. The environmental education aims to develop a planetary citizenship that contemplates the interdependent biological, economical, political, cultural and sociological notion. Those are necessary to understand the complexity of the reality we live in. For this we propose a reflection about production ways, nature conception, citizenship principles, complexity and solidarity and their contributions to the school management. We conclude that the principles of environmental education may be considered a significant contribution to a democratic management of the school because of its independent, inter-relational, inquiring, solidary, social and ethic character.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProcesso administrativo escolarpor
dc.titleContribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão escolar, tendo como base um olhar ecologista. A educação ambiental se propõe a desenvolver a cidadania planetária que contempla a noção de interdependência biológica, econômica, política, cultural e social, tão necessárias para entendermos a complexidade da realidade em que vivemos. Para isso propomos uma reflexão sobre os princípios da cidadania, complexidade e solidariedade, e suas contribuições para a gestão escolar. Concluímos que os princípios da educação ambiental podem contribuir significativamente para uma gestão democrática da escola, devido ao seu caráter autônomo, inter-relacional, questionador, solidário, democrático, social e ético.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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