Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorKrann, Rosilei Amaral
dc.date.accessioned2017-09-18T13:45:16Z
dc.date.available2017-09-18T13:45:16Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11688
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study refers to a research, which had as issue: Based on the report of coordinators, a public school of Santa Maria /RS, find out how can you currently developing a participative management, involving professors, students and community school? Has as aim know the management practices of school of Santa Maria/RS and reflect the interaction of the school community in which they inserted about participatory management. To conduct the study used as a methodology a qualitative approach of a case study, using questionnaire as a data collection instrument, the data were analyzed using content analysis. In addition, it used the literature and analyzed the PPP School and other documents about the researched topic. From the data, can infer that for a democratic management we need the participation of all, this implies new organization processes and school management that based on the collective. In conclusion, to achieve a participative and democratic school management is necessary a reform, especially in the political formation of citizens, teachers, students, employees and the community. So, they understand that their participation and knowledge are a great importance to reaches truly and fully. Therefore, it known that the daily construction is which provides opportunities for all to participate and give priority to the collective interest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democrático-participativapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectDemocratic participative school managementeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectCommunityeng
dc.titleGestão democrática e participativa: interação escola e comunidadepor
dc.title.alternativeDemocratic and participative management: school and community interactioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho resulta de pesquisa, a qual teve como problematização: Com base no relato de coordenadores pedagógicos, de uma escola pública de Santa Maria/RS, descobrir como é possível, atualmente, desenvolver uma gestão participativa, envolvendo professores, alunos e comunidade escolar? E como objetivo conhecer as práticas de gestão escolar da escola de Santa Maria/RS e refletir sobre a gestão participativa e como é a interação da comunidade escolar na qual estão inseridas. Para realização da pesquisa foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, os dados obtidos foram analisados através de uma análise do conteúdo. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica, sendo analisado o PP da escola e outros documentos acerca da temática pesquisada. A partir dos dados pode-se inferir que numa gestão democrática é preciso a participação de todos, isso implica novos processos de organização e gestão escolar, que sejam baseados no coletivo. Podemos concluir que para conseguirmos uma gestão escolar participativa e democrática é necessária uma reforma, principalmente, na formação política do cidadão, dos docentes, discentes, funcionários e da comunidade para que estes percebam que a sua participação e o seu conhecimento são de grande importância para alcançá-la verdadeira e plenamente. Sabe-se que esta se constrói a cada dia, dando oportunidades para que todos possam participar priorizando sempre o interesse coletivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto