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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorVendrusculo, Sandra Regina Franchini
dc.date.accessioned2017-09-18T14:20:57Z
dc.date.available2017-09-18T14:20:57Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11690
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectCondicionantespor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDiretorpor
dc.titleReflexões acerca da gestão participativa a partir de escuta de gestores de escolas públicas do norte do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA realização deste trabalho tem como principal dimensão expor a gestão democrática e participativa nas escolas e as condicionantes da gestão participativa presentes dentro e fora da instituição de ensino. Para tanto, apresenta-se a percepção de diretores de escola sobre esse tema em análise com os condicionantes da gestão participativa no processo de gestão democrática descritos por Paro (2002). Esta pesquisa busca, como problemática, detectar qual é a percepção de diretores de escola sobre a gestão democrática e participativa. Partindo da idéia de que a gestão democrática e participativa está ligada intencionalmente com a dimensão formativa - crítica e cidadã do educandário, todos os participantes do processo educacional buscam coletivamente o aprimoramento do seu trabalho para alcançarem os objetivos propostos. E como objetivo detectar qual a percepção dos diretores acerca da gestão democrática e participativa na escola. Daí a justificativa em procurar compreender como acontece a gestão democrática e participativa na escola e perceber o que influencia esse processo de participação. Toma-se como quadro de referência conceitos que articulam criticamente a análise desse tema. Nesse sentido, os principais autores que embasam a pesquisa são Lück e Libâneo que defendem uma gestão participativa na escola pública e Paro que traz os condicionantes da gestão participativa na escola. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica e de campo. Com base na pesquisa bibliográfica realizada pode-se observar que a gestão participativa promove a divisão de responsabilidades e o acompanhamento formal e informal das ações, enriquecendo os processos de busca coletiva de soluções para os problemas que surgem na escola. Os resultados da pesquisa revelam que os diretores realizam um trabalho voltado a participação primando pela gestão democrática e que os condicionantes da gestão participativa apresentam influencias tanto positivas quanto negativas na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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