Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, Gustavo de Oliveira
dc.creatorKronbauer, Carla Prado
dc.date.accessioned2017-09-18T15:33:54Z
dc.date.available2017-09-18T15:33:54Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study was part of the Graduate Distance Program of the Sports and Physical Education Center, Federal University of Santa Maria and aimed to analyze the perception of teachers' Early Years of primary school, about the practice of Fitness with children. This research is justified by the importance of physical education to develop the building of the student as a whole in the teaching-learning process in the school setting. The methodological approaches that have been adopted followed the assumptions of qualitative approach of a case study. The field of study was the Primary Education State School Marieta D'Ambrose, the city of Santa Maria, with information collected through a semi-structured questionnaire made with teachers of the Early Years of elementary school, said school. To interpret the information collected was used content analysis. We conclude that the degree courses are characterized by elements that influence whether or not the quality of the actions of future teachers, and that for the teachers participating in this study, the knowledge about the area of Physical Education, the initial training course, were obtained mainly through the discipline of Teaching Physical Education. With respect to continuing education, the teachers care about this and are going in search of this continuing education in order to obtain and / or update their knowledge/knowledge of the area of Physical Education, therefore, show the importance of the practice of physical education, as that perform with students. Yet, in carrying out activities related to physical education, teachers feel the need to change and improvisations, and perform reflections, subsequent to these activities. Finally, the teachers perceive a list of activities of Physical Education, with the student's performance in the process of teaching and learning in other areas of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectReflexividadepor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectReflexivityeng
dc.titlePercepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as criançaspor
dc.title.alternativePerceptions of teachers early years of elementary education on physical education practice with childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a respeito da prática de Educação Física com as crianças. Esta pesquisa justifica-se pela importância de a Educação Física privilegiar a formação do aluno como um todo no processo de ensino-aprendizagem em âmbito escolar. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D‟Ambrósio, da cidade de Santa Maria, com as informações coletadas através de um questionário semi-estruturado feito com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da referida escola. Para interpretar as informações coletadas utilizou-se a análise de conteúdo. Concluímos que os cursos de Licenciatura estão caracterizados por elementos que influenciam ou não na qualidade das ações dos futuros professores, e que, para as professoras, participantes deste estudo, os conhecimentos a respeito da área de Educação Física, no curso de formação inicial, foram obtidos, principalmente através da disciplina de Didática da Educação Física. A respeito da formação continuada, as professoras se preocupam com isto e estão indo em busca desta educação permanente a fim de obterem e/ou atualizarem os conhecimentos/saberes da área da Educação Física, pois, evidenciam a importância da prática de Educação Física, já que a realizam com os alunos. Ainda, durante a realização das atividades, relacionadas à Educação Física, as professoras sentem necessidade de modificações e improvisações, e, realizam reflexões, posteriormente à estas atividades. Enfim, as professoras percebem uma relação das atividades de Educação Física, com o desempenho do aluno no processo de ensino e aprendizagem nas outras áreas de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto