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dc.contributor.advisorBattistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.creatorSilva, Emilyn Borba da
dc.date.accessioned2017-09-19T13:41:12Z
dc.date.available2017-09-19T13:41:12Z
dc.date.issued2014-07-09
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11699
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe labor causes the individual to feel useful, productive and valued. However, labor activity associated with injuries due to unsuitable conditions for work, awkward postures and performing repetitive movements. Among the major new organizations related to occupational diseases, are the repetitive strain injuries / work-related musculoskeletal disorders (RSI / WMSD). The characteristics of teaching form a network of factors that can result in pains in upper limbs. Occurrences of pains associated with disabling injuries may hinder the achievement of functional activities in daily life influencing quality of life. This research aimed to identify the incidence of musculoskeletal pains in upper limbs teachers. As an instrument for data collection was used socio-demographic interview and assessment of disorders of the shoulder, arm and hand (DASH). The research is characterized as a cross-sectional study. The Shapiro-Wilk test was used to verify the normality of the data, the Spearman correlation (p) was applied to the data with asymmetric distribution and the rate of alpha error of 5% (P <0.05) considered significant. The results of this research show that there is high prevalence of upper limb pain syndrome in teachers, which may be associated with various factors of job execution of this class. The pains submitted interfered in the functional activities of these workers, impaired quality of life and labor. Thus it is understood that the results presented were relevant to the teaching category, it was possible to alert them and guide them as RSI / WMSD and discuss possible preventive measures.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades cotidianaspor
dc.subjectExtremidade superiorpor
dc.subjectSaúde do trabalhadorpor
dc.subjectTranstornos traumáticos cumulativospor
dc.subjectActivities of daily livingeng
dc.subjectUpper extremityeng
dc.subjectOccupational healtheng
dc.subjectCumulative trauma disorderseng
dc.titleAnálise funcional de membros superiores em professores com síndrome dolorosapor
dc.title.alternativeFunctional analysis of superior members pain syndrome with teachers ineng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationReabilitação Físico-Motorapor
dc.description.resumoO labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a atividade laboral está associada a lesões devido a condições impróprias para o trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre as principais doenças relacionadas às novas organizações de trabalho, estão as lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT). Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que podem resultar em algias nos membros superiores. As ocorrências de algias associadas às lesões incapacitantes podem dificultar a realização das atividades funcionais no cotidiano, influenciando, assim, a qualidade de vida. Diante disso, esta pesquisa objetivou identificar a incidência de algias musculoesqueléticas nos membros superiores em professores. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder, And Hand (DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal. Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica, tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0.05). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução do trabalho dessa classe. As algias apresentadas interferiram nas atividades funcionais desses trabalhadores, prejudicando sua qualidade de vida. Assim, entende-se que os resultados apresentados foram relevantes para a categoria docente, pois permitiu alertá-los e orientá-los quanto às LER/DORT e discutir possíveis medidas de prevenção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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