Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Eliziane Tainá Lunardi
dc.creatorViégas, Rochele Alano Silva
dc.date.accessioned2017-09-21T13:12:28Z
dc.date.available2017-09-21T13:12:28Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11713
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research aims to present the Soka Education and its contributions to a democratic school management from the observations and analysis of projects carried out in a private school in the municipality of São Paulo. The Soka Education was created by Professor Tsunesaburo Makiguchi in 1930, when it published his most important book: "Education for a Creative Life", showing his ―Theory of Value‖, with a mission to awaken in each human the awareness of the inner potential of creating value in society. The pedagogy Makiguchian and Heloisa Luck´s approach, suggest a reform in the actions of pedagogical toward a democratic school management, confronting theory and practice, not allowing it to exhaust the possibilities regarding the pursuit of a quality education and for all. The theory of value is being put into practice through the establishment of Soka Education System, founded by Daisaku Ikeda, which includes schools and universities in Japan and America. Ultimately, was possible to confirm that the school investigated is promoting the participation of all in the planning and execution of projects harmoniously through dialogue.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Sokapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectCompromissopor
dc.titleA educação Soka e a gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeSoka education and democratic management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo apresentar a Educação Soka e suas contribuições para uma gestão escolar democrática a partir das observações e analises dos projetos realizados em uma escola privada do município de São Paulo. A Educação Soka foi criada pelo professor Tsunessaburo Makiguchi em 1930, quando o mesmo publicou sua mais importante obra: ―Educação para Uma Vida Criativa‖, expondo sua ―Teoria do Valor‖, com a missão de despertar em cada ser humano a conscientização do potencial interior criando valor na sociedade. A pedagogia Makiguchiana e a abordagem de Heloisa Luck, sugerem uma reforma nas ações do fazer pedagógico em direção a uma gestão escolar democrática, confrontando a teoria e a prática, não permitindo que se esgotem as possibilidades em relação à busca de uma educação de qualidade e para todos. A teoria do valor vem sendo posto em prática através da criação do Sistema Educacional Soka, fundado por Daisaku Ikeda, que conta com escolas e universidades no Japão e América. Por fim, foi possível confirmar que a escola pesquisada esta promovendo a participação de todos no planejamento e na execução dos projetos da mesma de forma harmoniosa através do diálogo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto