Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorRech, Sinéia Donisete Bellini
dc.date.accessioned2017-09-21T13:41:33Z
dc.date.available2017-09-21T13:41:33Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11715
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe Law of Directives and Bases of National Education No 9394/96 , laid the foundations of democratic management to promote exercise of citizenship. With that enables the practice of participative management . The School Boards arise as a way of putting into practice democratic management , that is, the opportunity to democratize the school management in their administrative , political and pedagogical aspects , and is therefore the most significant room for the exercise of democracy , as the school community is represented there . This is because teachers, parents , students and staff , School Board members , participate in activities at school , contributing to the improvement of the aspects of interest in the same , both physical , economic and educational , since this action has a collective nature , relying on the joint participation of all participants in the Council . This work has the interest to verify the performance of School Boards in schools in the city of Seven Passes . The main objective was to investigate how the performance of school boards contributes to the consolidation of democratic management in local schools , leading to a reflection on aspects of decentralization and supervisory activities . The methodology used in this study was a case study with a questionnaire . The study indicates that in Alfa school the school board has a recognized presence and the school has improved since its introduction . However the Delta school, still needs more directly involved board members in decision making . The democratic management is to promote greater coordination among the counselors and the school community to participate more actively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAtuaçãopor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleGestão democrática na atuação dos conselhos escolares no município de Passa Sete - RS: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, estabeleceu as bases da gestão democrática com estímulo ao exercício da cidadania. Com isso possibilita a prática de uma gestão participativa. Os Conselhos Escolares surgem como uma forma de colocar em prática a gestão democrática, ou seja, é a oportunidade de democratizar a gestão da escola em seus aspectos administrativo-político-pedagógico, sendo, portanto, o espaço mais significativo para o exercício da democracia, visto que a comunidade escolar está ali representada. Isto porque, professores, pais, alunos e funcionários, membros do Conselho Escolar, participam das atividades desenvolvidas na escola, contribuindo para o melhoramento dos aspectos de interesse da mesma, tanto físicos, econômicos e pedagógicos, uma vez que essa ação tem caráter coletivo, contando com a participação conjunta de todos os participantes do Conselho. Este trabalho tem como interesse verificar a atuação dos Conselhos Escolares nas escolas do município de Passa Sete. O objetivo principal foi investigar como a atuação dos conselhos escolares contribui para a consolidação da gestão democrática nas escolas do município, levando a uma reflexão nos aspectos de atuação descentralizadora e fiscalizadora. A metodologia aplicada neste trabalho foi um estudo de caso, com aplicação de questionário. O estudo indica que na escola Alfa o conselho escolar apresenta uma atuação reconhecida e a escola melhorou após sua implantação. Entretanto a escola Delta, ainda precisa envolver mais diretamente os membros do conselho nas tomadas de decisões. A gestão democrática consiste em promover maior articulação entre os conselheiros e comunidade escolar para uma participação mais ativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto