Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Frederico Diniz
dc.creatorMartini, Juliana Zimmer
dc.date.accessioned2017-09-22T14:15:36Z
dc.date.available2017-09-22T14:15:36Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the teaching and learning processes about Physical Education of preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz cities in RS state, through the perceptions of teachers, considering the activities developed, their goals, contributions and pedagogical interventions inherent in the school's curriculum. As theoretical basis was used PCNs and authors who present the objectives and proposals of the Physical Education and Preschool Education. The research methodology relied on qualitative, descriptive and interpretative paradigms. The instruments used to perform the information collection was interview; field notes; observations and documents. Three teachers, who teach physical education in the preschools evaluated, helped with this study. The study was conducted through the items: goals, planning, projects, theoretical aspects in Physical Education practices. During the analysis, it was found that all teachers work physical education in preschool, however they don't provide adequate lesson to the student's development, which is in the preoperative period. Thus, the present study provided a better understanding of how was physical education in preschool institutions with some non-specific professionals working with physical education. We noticed that the practice of physical education in preschool should be further explored and implemented. Stressing the importance of a specific professional for Physical Education, which is part of the faculty of preschool education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação física na educação infantilpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPhysical education in early childhood educationeng
dc.titleA importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RSpor
dc.title.alternativeThe importance of physical education in preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz Cities in RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, através das percepções dos professores, considerando as atividades desenvolvidas, seus objetivos, contribuições e intervenções pedagógicas inerentes ao currículo escolar. Como embasamento teórico foi utilizado os PCNs e autores que apresentam os objetivos e as propostas da Educação Física Escolar e a Educação Infantil. A metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo, descritivo e interpretativo. Os instrumentos utilizados para a realização da coleta de informações foram a entrevista; anotações de campo; observações e documentos. Colaboraram para a investigação três professores que ministram aulas de Educação Física nas escolas investigadas. O estudo foi desenvolvido através dos itens: objetivos, planejamento, projetos, aspectos teóricos nas práticas de Educação Física. Durante a análise, constatou-se que todas as professoras trabalham a Educação Física na Educação Infantil, mas acabam não proporcionando uma aula adequada para o desenvolvimento do aluno, que se encontra no período do pré-operatório. Assim, a presente pesquisa possibilitou uma melhor compreensão de como se desenvolve a Educação Física na Educação Infantil com alguns profissionais não específicos atuando na área da Educação Física. Constatamos que a prática da Educação Física na Educação Infantil deveria ser melhor explorada e executada. Salientando a importância de um profissional específico para a Educação Física, que faça parte do corpo docente da Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto