dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Damasceno, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T11:09:18Z | |
dc.date.available | 2017-09-28T11:09:18Z | |
dc.date.issued | 2014-12-19 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11769 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a few theoretical and practical results from a research about the use and production of videos in a kindergarten group from APCRIM, a Municipal Kindergarten School from Cachoeira do Sul, a city in Rio Grande do Sul. In this sense, theoretical references about the adequacy and inadequacy of using video in classroom, as well as the steps involved in the production and visualization of it were selected. The objective of this work was to use video, watching and producing them with a group of kindergarten as a pedagogical tool related to the knowledge produced in a kindergarten classroom. The methodology used was a theoretical re-view and a case report, characterized as qualitative with an exploratory intention. The main conclusion is related to two aspects, the family support in the knowledge development as an essential aspect and the main role assumed by children during the activities realized which gives meaning to the learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Kindergarten | eng |
dc.subject | Media in education | eng |
dc.title | Usando e produzindo vídeos no maternal na Escola Municipal de Educação Infantil APCRIML | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre o uso e produção de vídeos junto a uma turma do maternal da Escola Municipal de Educa-ção Infantil APCRIM do município de Cachoeira do Sul do Rio Grande do Sul. Nes-ta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre os usos adequados e inadequa-dos em sala de aula, assim como as etapas envolvidas na produção e visualização destes. O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar a mídia vídeo, através da visu-alização e produção de vídeos, junto aos alunos do Maternal como ferramenta de su-porte pedagógico aos conhecimentos produzidos no espaço de sala de aula na educa-ção infantil. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estu-do de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. As principais conclusões extraídas dizem respeito à facilidade no manuseio das câmeras por parte dos alunos e o grande interesse de produzir os vídeos na escola, o conhecimento que as crianças adquiriram através de visualizações e produções de vídeos e o protago-nismo infantil que surge quando da realização de atividades que tornam a aprendiza-gem significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |