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dc.contributor.advisorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.creatorNascimento, Geraci Adriana do
dc.date.accessioned2017-09-28T11:23:44Z
dc.date.available2017-09-28T11:23:44Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11770
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work has as its theme the indiscipline in kindergarten and its necessary dialogue with the principles of the Democratic Management. Survey participants are teachers of municipal Lagoa Bonita city in the south of Rio Grande do Sul state/Brazil. It was sought main appearances of discipline at this level, how indiscipline is built and because at this stage. It was realized that school discipline is hitting the teaching-learning process and its manifestations are marked by a large number of causes, types and different understandings, making this theme one of the most intriguing issues of social and educational field nowadays. The discussion of this problem is increasingly in recent research and debate in the context of education, aiming to design and the best of intervention and care formats. Currently, studies on school indiscipline thinking about the value of this issue for teachers of early childhood education as well as its theoretical importance in the field of educational research. We used the literature, qualitative and case study using questionnaires. Through this study it was concluded that the results demonstrate the difference of positions in relation to indiscipline in early childhood education, eventually demonstrate the need to discuss the issue under the bias of the school management and democratic management. It is necessary to point and cover how this event is built in the early social affinities of the child within the school space, more precisely, within the early childhood education environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectChildren educationeng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleIndisciplina na educação infantil sob o viés do princípio da gestão democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho possui como tema a Indisciplina na Educação Infantil e sua necessária interlocução com os princípios da Gestão Democrática. Os participantes da pesquisa são professores da rede municipal do município de Lagoa Bonita do Sul-RS. Buscou-se conhecer os principais aparecimentos de indisciplina neste nível de ensino, como ela se constrói e por que nesta fase. Percebeu-se que indisciplina escolar está atingindo o processo de ensino aprendizagem e suas manifestações são assinaladas por um grande número de causas, tipos e entendimentos distintos, fazendo deste tema um dos assuntos mais intrigantes do campo social e educacional da contemporaneidade. A discussão desta problemática está cada vez mais recente nas pesquisas e debates no contexto da educação, objetivando sua concepção e os melhores formatos de intervenção e cuidado. Atualmente, os estudos sobre indisciplina escolar pensando no valor desse tema para os professores da Educação Infantil, bem como sua importância teórica no campo da pesquisa educacional. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso, através do uso de questionários. Através desse estudo, concluiu-se que os resultados demonstram a diferença de posicionamentos em relação à indisciplina na educação infantil, acabando por demonstrar a necessidade de se discutir o tema sob o viés da gestão democrática, já que a indisciplina é um problema que ultrapassa a sala de aula e deve ser tratado por toda comunidade escolar. É necessário apontar e abranger como esse acontecimento se constrói nas primeiras afinidades sociais da criança, dentro do espaço escolar, mais exatamente, dentro do ambiente da Educação Infantil em sua interlocução com a gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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