Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Eliziane Tainá Lunardi
dc.creatorLeón, Silvana Corrêa Vieira de
dc.date.accessioned2017-09-28T11:33:13Z
dc.date.available2017-09-28T11:33:13Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11771
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research aims to present the results of research conducted as work completion, Specialization in Educational Management. The theme of this investigation was the formation proposed by MEC - Ministry of Education - with PNAIC - National Pact Certain Age Literacy and the role of pedagogical coordinator to continue this proposal to improve the quality of teaching in basic education, with focus on literacy within the school. The purpose of PNAIC is deliver training courses for teachers who teach in classes that correspond to the first three years of the so-called Teaching Block, is the first three years of elementary school. The research aimed to provide, in general, the proposed formation of PNAIC and relate these goals the important work of teaching coordinator and the entire management team within schools. Interviews with three teachers who participate in the formation of PNAIC in São Leopoldo / RS, a pedagogical coordinator working with teachers in the early years, with a director and a counselor accompanying a group of thirty teachers were held. All survey participants work in the same school - the city of São Leopoldo-RS - because that way, it was possible to see what the impacts of training PNAIC against targets to be achieved by the proposed do PNAIC and how the management school assists in this transformation and continuity of a change in attitude and pedagogical practices in the classroom process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa)por
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.titlePacto nacional de alfabetização na idade certa (PNAIC) - caminhos para uma escola alfabetizadora: a importância da gestão escolar nesse processopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como principal objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional. O tema proposto nesta investigação foi a formação proposta pelo MEC - Ministério da Educação - com o PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e o papel do coordenador pedagógico para dar continuidade a essa proposta de melhoria na qualidade no ensino da educação básica, com foco na alfabetização, dentro da escola. O objetivo do PNAIC é realizar cursos de formação para os professores que lecionam em classes que correspondem aos três primeiros anos, do chamado Bloco Pedagógico, ou seja, os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como principal objetivo apresentar, de forma geral, a proposta da formação do PNAIC e relacionar essas metas a importância do trabalho do coordenador pedagógico e de toda a equipe gestora dentro das escolas. Foram realizadas entrevistas com três professoras que participam da formação do PNAIC na cidade de São Leopoldo/RS, a coordenadora pedagógica que trabalha com as professoras dos anos iniciais, o diretor da escola em que foi realizada a pesquisa e a orientadora que acompanha uma turma de trinta professoras. Todos participantes da pesquisa atuam na mesma escola – da rede municipal de São Leopoldo-RS – pois, dessa forma, foi possível perceber quais os impactos da formação do PNAIC em relação às metas a serem atingidas pela proposta do Pacto e de que forma a Gestão Escolar auxilia nesse processo de transformação e dá continuidade para uma mudança de postura e práticas pedagógicas em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto