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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorVieira, Joelma Antônia
dc.date.accessioned2017-09-28T15:08:42Z
dc.date.available2017-09-28T15:08:42Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11777
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the management at the insertion of Full Time School in a school in the countryside in order to analyse and discuss the organization and the contributions of these programs to teachers, in practices in the teaching learning process and in the lives of students in a rural area school, in the county of Sobradinho/RS. This is a descriptive exploratory qualitative research. Data collection was through a questionnaire administered to the manager/director, teachers and also some school parents. The analysis of information was descriptive, where was found that managers/director/teacher/parents believe that Full Time School is an opportunity given by the school to enjoy it in its entirety. In this sense, the manager/director has a mediating role, which disseminates the ideals of programs that include Full Time School, to interlink all levels of the school community. It is pointed out the program Mais Educação, or other program that contemplates the Full Time only strengthen the ties of learning not only of the school, but the school community as a whole. The manager/director is crucial in this process, in the mediation process between the understanding of parents, teachers but mainly stimulation of students who want to participate in these programs, which in addition to providing diversified activities will also provide learning that address all areas of knowledge. Therefore, it is considered that the school management is the bridge to reach this new educational policy, because through democratic attitudes, dialogue and participation is that you format a new look for the quality education they longed reach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurno integralpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFull time schooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleO programa mais educação em questão: o caso de uma escola do campopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou compreender a gestão na inserção do Turno Integral em uma escola do Campo a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições destes programas aos docentes, nas práticas do processo ensino aprendizagem e na vida dos alunos em uma escola do campo, da rede municipal de Sobradinho/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi través de um questionário aplicado ao gestor/diretor, professores e também alguns pais da escola. A análise das informações foi descritiva, onde constatou-se que os gestores/diretor/professor/pais acreditam que o Turno Integral é uma oportunidade dada pela escola para aproveitá_la na sua integralidade. Neste sentido, o gestor/diretor tem um papel de mediador, que dissemina os ideais dos programas que contemplam o Turno Integral, a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar. Aponta-se também que o Programa Mais Educação, ou outro que contemplem o Turno Integral somente fortalecem os laços de aprendizagem não somente da instituição escolar, mas da comunidade escolar como um todo. O gestor/diretor é peça fundamental neste processo, pois através deste estudo entendeu-se o papel fundamental que tem no processo com a mediação entre a compreensão dos pais, dos docentes mas principalmente a estimulação dos educandos em querer participar dess.es programas, que além de proporcionar atividades diversificadas irá proporcionar aprendizagens também que contemplem todas as áreas do conhecimento. Portanto, considera-se que a gestão escolar é a ponte de alcance dessa nova política educacional, pois através de atitudes democráticas, do diálogo e da participação é que se formata um novo olhar de educação que alcance a qualidade tão almejada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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