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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorTrindade, Débora Francieli Vercelino da
dc.date.accessioned2017-10-02T11:49:36Z
dc.date.available2017-10-02T11:49:36Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11779
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe management of public kindergartens must be democratic. There are teaching democratization mechanisms and among them is collegiate bodies like the school board. The aim of this study to observe the performance and training of the School Board in a nursery school Ijuí - RS and the inclusion of children in decision making. Therefore, I present a brief survey about public policies that currently govern the school management within public schools in the municipality of Ijuí - RS, focusing, in particular, the composition and powers of the school board within the elementary schools. From these data, I seek to investigate the perceptions of the participants of the School Board about the importance of this joint committee for democratic management and as is the participation of different segments of the school community, in particular, children. Therefore we conducted a case study in a school of public early childhood education Ijuí RS being conducted visits, questionnaires to representatives of the school board and a wheel of conversations with children. The study showed the importance of the studies and broaden discussions about the democratic management processes within the elementary schools, in particular, expanding and diversifying the strategies that can effectively foster and promote listening and children's participation in such processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleA participação das crianças na gestão democrática na educação infantil: reflexões a partir de um estudo de caso realizado numa escola pública de Ijuí - RSpor
dc.title.alternativeParticipation in democratic management of children in early childhood education: reflections from a case study performed in a public school of Ijui - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão das escolas infantis públicas deve ser democrática. Existem mecanismos de democratização do ensino e entre eles está órgãos colegiados como o conselho escolar. O objetivo do presente estudofoi de observar a atuação e formação do Conselho Escolar em uma escola infantil de Ijuí - RS e a inclusão das crianças nas tomadas de decisões. Para tanto, apresento um breve levantamento acerca das políticas públicas que atualmente regem a gestão escolar no âmbito das escolas públicas no município de Ijuí - RS, enfocando, em particular, a composição e atribuições do Conselho Escolar no âmbito das escolas de educação infantil. A partir de tais dados, busco investigar quais as percepções dos participantes do Conselho Escolar sobre a importância deste órgão colegiado para a gestão democrática e como ocorre a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar, em particular, das crianças. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma escola de educação infantil pública de Ijuí RS sendo realizadas visitas, aplicação de questionários aos representantes do conselho escolar e uma roda de conversas com as crianças. Este estudo evidenciou a importância de ampliarmos os estudos e debates acerca dos processos de gestão democráticas no âmbito das escolas de educação infantil, em particular, ampliando e diversificando as estratégias que possam fomentar efetivamente e promover a escuta e a participação das crianças em tais processos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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