Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaggio, José Eduardo
dc.creatorPassos, Josiane Coelho dos
dc.date.accessioned2017-10-05T11:35:37Z
dc.date.available2017-10-05T11:35:37Z
dc.date.issued2014-08-30
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11799
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis article presents a study on the use of Computer Lab in everyday school life of a school in Sapucaia do Sul as supporting education and research. Hereby, we seek to verify the use of this lab by teachers from 6th to 9th grade of elementary school, through a qualitative research and descriptive, which was developed in the first half of 2014 and comes to meet the resolution of the problem of not using the Lab by teachers of those years in his classes. Analyzing the results, we comprehend that teachers understand the importance of technology in education as something that motivates students and feel insecure to use it. Furthermore, structural problems hamper its use. To overcome these problems and actually integrate technology into teaching to school, we need to engage all participants in the educational process and a different look by the school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAtuar docentepor
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectTeaching performanceeng
dc.subjectComputer labeng
dc.titleA utilização do laboratório de informática educativa no contexto escolarpor
dc.title.alternativeThe use of laboratory educational computing in school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo sobre o uso do Laboratório de Informática no cotidiano escolar de uma escola em Sapucaia do Sul, como apoio ao ensino e a pesquisa. Por meio deste, busca-se verificar a utilização deste laboratório pelos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, a qual foi desenvolvida no primeiro semestre de 2014 e vem ao encontro à resolução do problema da não utilização do Laboratório pelos professores dos referidos anos em suas aulas. Analisando os resultados, compreendemos que os docentes entendem a importância da tecnologia na educação como algo que motiva os alunos e sentem-se inseguros para utilizá-la. Além disso, problemas estruturais dificultam a sua utilização. Para superar esses problemas e de fato integrar a tecnologia no fazer pedagógico da escola, é preciso engajamento de todos os participantes do processo educativo e um olhar diferenciado por parte da gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto