dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Felkl, Maria Magdalena Sattes | |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T14:06:21Z | |
dc.date.available | 2017-10-05T14:06:21Z | |
dc.date.issued | 2014-12-19 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11808 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Foto | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.title | Arte digital | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) são métodos comunicativos surgidos com a chamada Revolução Informacional ou Terceira Revolução Industrial e desenvolvidos gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 com auge na década de 90. Embora voltada ao setor econômico e tendo influenciado tremendamente no setor industrial, teve profundos reflexos na Educação de um modo geral, principalmente no processo de ensino aprendizagem. Podemos citar o projetor de slide que ganhou popularidade entre os anos 1950 e 70 e que foi visto como uma ameaça ao ensino tradicional com livros didáticos. Após veio o mimeógrafo, patenteado por Thomas Edison em 1887, que chegou às escolas brasileiras nos anos 60 e hoje, embora ainda usado em escolas sem recursos, foi substituído pelas máquinas reprográficas que terminaram sendo disseminadas e conhecidas como Xerox. Mais tarde, nos anos 80, o retroprojetor veio fazer parte das tecnologias auxiliares no trabalho dos professores e nos anos 90 os computadores abriram um leque de possibilidades para o trabalho em sala de aula. Essas novas mídias, principalmente o trabalho com fotos, são excelentes ferramentas para o trabalho com alunos, principalmente na área da Educação Artística. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |