Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorGarske, Vanessa
dc.date.accessioned2017-10-05T14:49:35Z
dc.date.available2017-10-05T14:49:35Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11811
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper shows some theoretical results and practical problems related to body ex-pression, with respect to sounds and movements produced through the use and pro-duction of media radio and TV and video, as tools for pedagogical support to the students of nursery II of a municipal school in the city of Cachoeira do Sul of Rio Grande do Sul. In this opportunity, we sought a theoretical on the pedagogical use of these media and the proposition of challenging activities involving the sound pro-duction and the cognitive and motor development of infant. The research aimed to investigate the implications for the physical expression of the babies who interact with the media studied (radio and TV and video). The objective of this work con-sisted in listening, viewing and sound production of children in nursery II, through interaction with sound objects, music, videos watched and recorded their own sounds and movements of the baby's body. The methodology used has gone through a review of the literature and a case study, being called a qualitative exploratory. The main conclusion drawn with regard to the importance of providing students of Nursery moments of experimentation of movements and sounds created from the own body within the school routine in early childhood education, language devel-opment and the positive implications for the full development of students of this age group.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRádiopor
dc.subjectTV e vídeopor
dc.subjectSons e movimentospor
dc.subjectEducação infantileng
dc.subjectTV and vídeoeng
dc.subjectSounds and movementseng
dc.subjectComputereng
dc.subjectPreschooleng
dc.titleSom e movimento: a expressão corporal de alunos do berçário II através do uso das mídias rádio, tv e vídeopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relacionados à expressão corporal, no que tange a sons e movimentos produzidos através do uso e produção das mídias rádio e TV e vídeo, como ferramentas de apoio pedagógico junto a alu-nos do berçário II de uma escola municipal da cidade de Cachoeira do Sul do Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso peda-gógico destas mídias e a proposição de atividades desafiadoras envolvendo a produ-ção sonora e o desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês. A pesquisa realizada buscou investigar as implicações na expressão corporal dos bebês que interagem com as mídias estudadas (rádio e TV e vídeo). O objetivo deste trabalho consistiu na escuta, visualização e produção sonora das crianças do berçário II, através da intera-ção com objetos sonoros, músicas, vídeos assistidos e gravados dos próprios sons e movimentos do corpo do bebê. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter explora-tório. A principal conclusão extraída diz respeito à importância de proporcionar aos alunos de Berçário momentos de experimentação de movimentos e sons criados a partir do próprio corpo dentro da rotina escolar na educação infantil, desenvolvimen-to da linguagem e as implicações positivas no desenvolvimento integral dos alunos dessa faixa etária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto