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dc.contributor.advisorGünther, Maria Cecília Camargo
dc.creatorCosta, Thais Machado
dc.date.accessioned2017-10-16T11:40:57Z
dc.date.available2017-10-16T11:40:57Z
dc.date.issued2014-08-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11847
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcesso formativopor
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectCultura esportiva da escolapor
dc.subjectFormação de professores de educação físicapor
dc.titlePIBID/Cultura esportiva da escola: o processo formativo de bolsista em educação físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender a repercussão da participação dos acadêmicos do CEFD da UFSM no subprojeto Cultura Esportiva da Escola, pertencente ao PIBID. A pesquisa teve como grupo alvo acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura, da UFSM. Para tanto foi utilizado como critérios de inclusão os memoriais escritos entre os anos de 2010 e 2012. Após a análise e interpretação dos memoriais optou-se por transformar os objetivos específicos em categorias: a) Motivo pelo qual os acadêmicos de Educação Física, buscaram o subprojeto. Onde identificamos entre os motivos o interesse em estar próximo a escola e o valor destinado a bolsa; b) No processo de inserção na escola destacamos dois blocos um relacionado à ausência de experiência e bagagem geradas pela e na docência, e outra acarretadas pela complexidade que envolve a atuação de um professor nos dias atuais; c) Em relação ao PIBID e o curso de formação inicial (FI) podemos inferir que o PIBID está somando a FI dos bolsistas do subprojeto, pois além de aproximar os estudantes da escola, amplia a gama de conhecimentos a fim de que os mesmos sejam capazes de articular os conhecimentos apreendidos nos cursos de graduação e as experiências extracurriculares. d) Dentre as experiências elaboradas a partir do PIBID, destacamos a dedicação de 20 horas semanais e a exigência na elaboração dos planejamentos. Portanto entendemos que o subprojeto estudado está colaborando no processo formativo dos envolvidos, mas ressaltamos que essas vivências não substituem os conhecimentos apreendidos nas disciplinas curriculares, mas que possam ser somadas a elas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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