dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Cogo, Janaína Raquel | |
dc.date.accessioned | 2017-10-17T11:54:11Z | |
dc.date.available | 2017-10-17T11:54:11Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11866 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The study presented in this article has the general objective to know, from a sample, the structure and use of the computer labs of the municipal elementary schools in Santa Rosa, as well as the perceptions of teachers' use of information and communication technologies in today. Likewise, the study focused on encouraging and instigating through sensitization workshops, the acting faculty in schools for laboratories to be used with greater frequency and / or quality. Thus, the survey was conducted through questionnaires with teachers, and awareness workshops in surveyed schools. The survey noted that ICT be used more frequently in the classroom, it is necessary to invest not only in technology infrastructure, but mainly in the training of teachers to use technologies as allies of the teaching and learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | CIT (Communication and Information Technologies) | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Public schools | eng |
dc.title | Ensino e aprendizagem na era digital: análise da disponibilidade e utilização de recursos tecnológicos em escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa/RS a partir de oficinas de sensibilização com docentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral conhecer, a partir de uma amostragem, a estrutura e utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa, RS, assim como as percepções dos professores quanto às tecnologias da informação e da comunicação na atualidade. Da mesma forma, o estudo centrou-se em estimular e instigar, através das oficinas de sensibilização, o corpo docente atuante nas escolas para que os laboratórios sejam utilizados com maior frequência e/ou qualidade. Dessa forma, a pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários com os professores, e oficinas de sensibilização nas escolas pesquisadas. A pesquisa observou que para as Tecnologias da Informação e da Comunicação serem utilizadas com maior frequência em sala de aula, é necessário investir não somente em infraestrutura tecnológica, mas principalmente na formação dos professores para que possam utilizar as tecnologias como aliadas do processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |