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dc.contributor.advisorMedeiros, Liziany Müller
dc.creatorFroelich, Deise Anelise
dc.date.accessioned2017-10-17T12:53:43Z
dc.date.available2017-10-17T12:53:43Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11871
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe reinforcement of alternative communication spaces enables historically excluded people in mainstream media to have a voice and assume the role of information producers and disseminators through their own media channels. Moreover, an effort is evident to make education, in formal and non formal meanings, a path for knowledge building and democratic attitudes regarding to issues of collective interest. In this scenario emerged, in a rural school in Santa Rosa/RS, a Student-Reporter Rural Cooperative, whose members have the mission to promote the potential, claims and aims at rural public policy. Young students in a democratic process, mostly farmer’s children, leverage information and communication technologies to produce content in own making newspaper and blog. The central purpose of this article is to understand how the role of student-reporter can contribute to the young set up collective construction of knowledge and the exercise of citizenship in rural areas, in a perspective of community and democratic attitudes. The Cooperative, as social organization, is the result of educational communication process, which included workshops and cooperative communication. With autonomy granted to students-reporters, they were able to appreciated the diversity of knowledge available to the public, since the students got the opportunity not only to consume information but also produce it, discuss and disclose in accordance with they’re communities needs, desires and interests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAluno-repórterpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectStudent-reportereng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleO papel do aluno-repórter na construção do conhecimento e no exercício da cidadania na escola do campopor
dc.title.alternativeThe role of the student-reporter in the construction of knowledge and the exercise of citizenship in the rural schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA consolidação de espaços de comunicação alternativa permite que povos historicamente excluídos das grandes mídias passem a ter voz e a assumir o papel de produtores e disseminadores de informação por meio de veículos próprios de comunicação. Por outro lado, percebe-se um esforço para que a educação, em seus caráteres formal e não formal, ofereça oportunidades libertadoras de construção de conhecimento e posicionamento democrático diante de questões que interessem ao coletivo. É neste contexto que surgiu em uma escola do campo, no interior de Santa Rosa (RS), uma Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres, cujos associados têm a missão de divulgar as potencialidades, reivindicações e políticas públicas voltadas ao meio rural. Em um processo democrático jovens estudantes, em sua maioria filhos de agricultores familiares, aproveitam tecnologias da informação e da comunicação para produzir conteúdos em jornal e blog próprios. A proposta central do presente estudo é, diante disso, compreender de que forma, ao assumir o papel de aluno-repórter, o jovem pode contribuir com a construção coletiva do conhecimento e o exercício da cidadania no meio rural, em uma perspectiva de ação comunitária e democrática. A Cooperativa, enquanto organização social, é resultado de um processo de educomunicação, que contemplou oficinas de comunicação e de cooperativismo. Com a autonomia oferecida aos alunos-repórteres valorizou-se a diversidade de saberes que estão à disposição do coletivo, uma vez que os educandos recebem a oportunidade de não apenas consumir informação, mas também produzir, construir, debater e divulgar de acordo com as necessidades, anseios e interesses de suas comunidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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