dc.contributor.advisor | Rossini, Elcio Gimenez | |
dc.creator | Trindade, Elizabeth Sarates Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2017-10-17T14:22:05Z | |
dc.date.available | 2017-10-17T14:22:05Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11875 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work is an investigation about the utilization of the Communication and Information
Technologies (C&IT) in pedagogic practices in the childhood education schools of the Porto
Alegre’s City Council. Therefore, this study supplies data in order to reflect about the
utilization of the C&IT in Municipal Schools of Childhood Education, based on the concepts
of children’s autonomy construction and of the prominence shared in classroom, considering
the possibilities of interaction that the pedagogic strategies may offer. The results show that
the experiences with the utilization of the C&IT inside the childhood education schools as
tools of supply became the learning as varied as possible, based on the union between the
available technology and the collaborative pedagogic practice developed by the educators
for the coordination of the activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Protagonismo compartilhado | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | CIT (Communication and Information Technologies) | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Shared prominence | eng |
dc.title | Utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICS) em práticas pedagógicas nas escolas da educação infantil da Prefeitura de Porto Alegre | por |
dc.title.alternative | Utilization of the Communication and Information Technologies (C&IT) in pedagogic practices in the childhood education schools of the Porto Alegre’s city council | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma investigação a respeito de como se dá a utilização das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) em práticas pedagógicas nas escolas de educação infantil
da prefeitura de Porto Alegre (EMEIs). Dessa forma, esse estudo fornece dados para a
reflexão sobre o uso de TIC em Escolas Municipais de Educação Infantil fundamentando-se
nos conceitos de construção da autonomia das crianças e do protagonismo compartilhado em
sala de aula, pelas possibilidades de interação que as estratégias pedagógicas possam oferecer.
Os resultados mostram que as experiências com o uso das TIC dentro das escolas de
Educação Infantil como ferramentas de apoio tornam as aprendizagens as mais variadas
possíveis, calcadas na aliança entre a tecnologia disponível e a prática pedagógica
colaborativa desenvolvida pelos educadores para a condução das atividades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |