Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Elcio Gimenez
dc.creatorTrindade, Elizabeth Sarates Carvalho
dc.date.accessioned2017-10-17T14:22:05Z
dc.date.available2017-10-17T14:22:05Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11875
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work is an investigation about the utilization of the Communication and Information Technologies (C&IT) in pedagogic practices in the childhood education schools of the Porto Alegre’s City Council. Therefore, this study supplies data in order to reflect about the utilization of the C&IT in Municipal Schools of Childhood Education, based on the concepts of children’s autonomy construction and of the prominence shared in classroom, considering the possibilities of interaction that the pedagogic strategies may offer. The results show that the experiences with the utilization of the C&IT inside the childhood education schools as tools of supply became the learning as varied as possible, based on the union between the available technology and the collaborative pedagogic practice developed by the educators for the coordination of the activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectProtagonismo compartilhadopor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectCIT (Communication and Information Technologies)eng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectShared prominenceeng
dc.titleUtilização das tecnologias de informação e comunicação (TICS) em práticas pedagógicas nas escolas da educação infantil da Prefeitura de Porto Alegrepor
dc.title.alternativeUtilization of the Communication and Information Technologies (C&IT) in pedagogic practices in the childhood education schools of the Porto Alegre’s city councileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é uma investigação a respeito de como se dá a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em práticas pedagógicas nas escolas de educação infantil da prefeitura de Porto Alegre (EMEIs). Dessa forma, esse estudo fornece dados para a reflexão sobre o uso de TIC em Escolas Municipais de Educação Infantil fundamentando-se nos conceitos de construção da autonomia das crianças e do protagonismo compartilhado em sala de aula, pelas possibilidades de interação que as estratégias pedagógicas possam oferecer. Os resultados mostram que as experiências com o uso das TIC dentro das escolas de Educação Infantil como ferramentas de apoio tornam as aprendizagens as mais variadas possíveis, calcadas na aliança entre a tecnologia disponível e a prática pedagógica colaborativa desenvolvida pelos educadores para a condução das atividades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto