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dc.contributor.advisorMedeiros, Elisabeth Weber
dc.creatorBorba, Carla Denise Machado
dc.date.accessioned2016-01-13T11:54:53Z
dc.date.available2016-01-13T11:54:53Z
dc.date.issued2006-07-25
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1187
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis work presents the teaching formation in Mathematics and didactic projects as strategies that favor interdisciplinaried . The teaching formation offers conditions for the emergency of the collective work and to interdisciplinary, making possible the acquisition of abilities technique and politics that allow the educator if to point out criticism in the new space that is offered to it. One understands that projects are resources that they make possible to work the old contents focused in the pupil, being perceived individually different forms to learn, different levels of interest, as well as difficulties and potentialities of each one. The approach to interdisciplinary, in the context of the education, manifest as an essential contribution for the reflection and the guiding of solution to the difficulties, related to the education and the research, that say respect to the way as the knowledge is treated in these functions of the educational process. How much to on questions to the initial formation and the continued formation of the professors of Mathematics, it is verified that the usual courses of License in Mathematics have presented great difficulty in relating the studied mathematical contents and the educational theories tiedwith the reality of dayby- day of the professor. Thus, the objective of this article is to relate the subject with a field research, being used the questionnaire as instrument for the collection of data, comparing the formation of eight professors of mathematics of schools of the City of Saint Maria, with the formation idealized for the authors who base this article. In this way, it was verified that the relation professor-pupil is essential in the pedagogical process and that the involvement of the pupil in this process is a defined characteristic of the work of projects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjetos didáticospor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleFormação continuada, interdisciplinaridade e currículo por projetos de trabalho: uma visão dos professores de matemática das séries finais do ensino fundamental de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação num Enfoque Globalizadorpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a formação docente em Matemática e projetos didáticos como estratégias que favorecem a interdisciplinaridade. A formação docente oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar, possibilitando a aquisição de competências técnica e política que permitam ao educador se situar criticamente no novo espaço que lhe é oferecido. Entende-se que projetos são recursos que possibilitam trabalhar os velhos conteúdos, agora focados no aluno, percebendo individualmente diferentes formas de aprender, diferentes níveis de interesse, assim como dificuldades e potencialidades de cada um. O enfoque interdisciplinar, no contexto da educação, manifesta-se como uma contribuição imprescindível para a reflexão e o encaminhamento de solução às dificuldades, relacionadas ao ensino e à pesquisa, que dizem respeito à maneira como o conhecimento é tratado nestas funções do processo educacional. Quanto às questões ligadas à formação inicial e à formação continuada dos professores de Matemática, verifica-se que os cursos usuais de Licenciatura em Matemática têm apresentado grande dificuldade em relacionar os conteúdos matemáticos estudados e as teorias educacionais vinculadas à realidade do dia -a-dia do professor. Assim, o objetivo desta monografia é relacionar o tema com uma pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento para a coleta de dados, relacionando a formação de oito professores de matemática de escolas do Município de Santa Maria, com a formação idealizada pelos autores que fundamentam este estudo. Dessa maneira, verificou-se que a relação professor-aluno é imprescindível no processo pedagógico e que o envolvimento do aluno nesse processo é uma característica marcante do trabalho de projetos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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