dc.contributor.advisor | Elesbão, Ivo | |
dc.creator | Lodi, Gelson | |
dc.date.accessioned | 2017-10-20T12:49:14Z | |
dc.date.available | 2017-10-20T12:49:14Z | |
dc.date.issued | 2014-08-22 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11896 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | light of formal guarantees arising from the democratization of the state and the struggles of
civil society organizations as well, to understand the historical process of school management
education in Brazil, making some inquiries and some observations through a qualitative
approach to democratic governance in the public schools in the municipality of Camargo,
emphasizing the role of the public manager in the process of building a democratic public
school quality. Understanding the process of knowledge construction and the citizenship of
their subjects, as agents capable of boosting the transformations require school building and
the consolidation of democratic school management tools, while tools oxygenation relations
established between school and the community, able to bring theory and practice in the
democratization and the fulfillment of the social function of the school process, with the
clarity that these tools alone will not ensure democratic management, one should appreciate
other areas of participation already consolidated, considering the reality in which the school is located. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor público | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Instrumentos de gestão democrática | por |
dc.subject | Public manager | eng |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Instruments of democratic management | eng |
dc.title | A gestão democrática da escola pública municipal de Camargo | por |
dc.title.alternative | The democraticmanagement ofpublicmunicipal school from Camargo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Camargo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo busca trazer algumas reflexões a cerca da gestão pública democrática a luz
das garantias formais decorrentes da redemocratização do estado e das lutas da sociedade civil
organizada, bem como, compreender o processo histórico de gestão escolar da educação no
Brasil, fazendo alguns questionamentos e algumas observações através de uma abordagem
qualitativa sobre a gestão democrática nas escolas públicas no Município de Camargo,
enfatizando o papel do gestor público no processo de construção de uma escola pública
democrática e de qualidade. Compreender que o processo de construção do conhecimento e a
formação da cidadania dos seus sujeitos, enquanto agentes capazes de impulsionar as
transformações desejadas requerem da escola a construção e a consolidação de instrumentos
democráticos de gestão escolar, enquanto ferramentas de oxigenação das relações que se
estabelecem entre escola e a comunidade, capazes de aproximar a teoria da prática no
processo de democratização e do cumprimento da função social da escola, com a clareza de
que estes instrumentos por si só não garantem a gestão democrática, devendo-se valorizar
outros espaços de participação já consolidados, considerando a realidade na qual a escola está
inserida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |