dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Flores, Luciane | |
dc.date.accessioned | 2017-10-20T14:18:20Z | |
dc.date.available | 2017-10-20T14:18:20Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11902 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work highlights the importance of school public archives as a means of access to administrative information and to guarantee the memory of educational institutions and society. Observes aspects of the legislation concerning the organization of school archives and access to information. The methodology consists of a literature review of issues related to social research and right to access to information. Analyzes the archive a state school. Highlights the lack of public policies in public school files and the benefits and challenges of a possible implementation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acesso | por |
dc.subject | Pesquisa social | por |
dc.subject | Gestão documental | por |
dc.subject | Access | eng |
dc.subject | Social search | eng |
dc.subject | Document management | eng |
dc.title | Arquivos públicos escolares: pesquisa social e direito à informação | por |
dc.title.alternative | Public archives: social research and right to information | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho destaca a importância dos arquivos públicos escolares como meio de acesso à informação administrativa e como garantia da memória das instituições escolares e da sociedade. Observa aspectos da legislação referente à organização de arquivos escolares e ao acesso à informação. A metodologia consiste na revisão de literatura dos temas relacionados à pesquisa social e direito ao acesso à informação. Analisa o arquivo de uma escola pública estadual. Destaca a carência de políticas públicas nos arquivos escolares e os benefícios e desafios de uma possível implementação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |