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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorNeuhaus, Viviane Harnisch
dc.date.accessioned2017-10-24T14:02:01Z
dc.date.available2017-10-24T14:02:01Z
dc.date.issued2016-08-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11906
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research constitutes a study on the external evaluation, taking as a starting point the quality of basic education through the indices of Test Brazil and IDEB at the level of Brazil, especially in the municipality of Carazinho / RS, whose goal examined whether the external evaluations are configured as a mobilizing mechanism of quality education, with the problematic question: as the result of external evaluations impacts on the quality of education offered in the municipality of Carazinho? Therefore, we carried out theoretical studies from the fundamentals of Castro, Gold, Gadotti and Sousa. The methodology sought to follow the approach of qualitative and quantitative research on the type of case study to establish a comparative, descriptive design grounded in the data recorded in the INEP database and the Municipal Department of Education. The results show that since the first measurement of IDEB (2005) the city is increasing its performance, which allowed us to signal to the validation of the results of external evaluations as change-inducing pedagogical and administrative practices in the management of municipal education Carazinho. The results confirmed the importance of using the results of external evaluations as an mechanism of planning of educational policy for the municipal manager of education, since the completion of the external evaluations, alone, does not mean increasing the quality processes and educational practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleAvaliação externa: mecanismo mobilizador de uma educação de qualidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa se constitui num estudo sobre as avaliações externas, tomando como ponto de partida a qualidade na educação básica, por meio dos índices da Prova Brasil e do IDEB, em nível de Brasil, e em especial no município de Carazinho/RS, cujo objetivo procurou verificar se as avaliações externas se configuram como mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade, tendo como problemática a seguinte questão: como o resultado das avaliações externas impacta sobre a qualidade da educação oferecida no município de Carazinho? Para tanto, realizou-se estudos teóricos a partir dos fundamentos de Castro, Dourado, Gadotti e Sousa. A metodologia procurou seguir a abordagem da pesquisa quali-quantitativa do tipo de estudo de caso no sentido de estabelecer um delineamento comparativo e descritivo embasado nos dados registrados na base de dados do INEP e na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que desde a primeira medição do IDEB (2005) o município vem aumentando o seu desempenho, o que nos permitiu sinalizar para a validação dos resultados das avaliações externas como indutores de mudança de práticas pedagógicas e administrativas na gestão da educação municipal de Carazinho. Conclui-se pela importância do uso dos resultados das avaliações externas como instrumento impulsionador do planejamento das políticas educacionais para o dirigente municipal de educação, uma vez que a realização das avaliações externas, isoladamente, não significa incremento da qualidade aos processos e práticas educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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