dc.contributor.advisor | Azeredo, Marta Roseli de | |
dc.creator | Ortiz, Mírian da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T14:31:05Z | |
dc.date.available | 2017-10-24T14:31:05Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11908 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The theme chosen for this work was the critical evaluation in a state school of
high school, located in the countryside of Fontoura Xavier, RS, and aimed to
evaluate a critical evaluation process in high school of a state school, with a view to
proven or not the improvement of student performance and the relationship of this
aspect with the School Management. This research was conducted Therefore,
developed a qualitative research, by analyzing the documents of the School which
has resulted in a case study, whose participants are the teachers of Natural Sciences
area. The methodological procedure made use of an interview, structured and
composed of open questions, in which the area of the teachers in the study
responded that way realize or do not realize the improvement of student
performance, and the relationship that this aspect has with management school. The
reflections made from the analysis of the documents and the replies of the interviews
made possible the study of proposed event, showing that teachers are aware of what
is the critical evaluation, as they are accompanied by managers through continued
training, the weekly educational meetings, Compact meetings at high school
Strengthening demonstrating that there is integration between the action, reflection
and monitoring, creating a harmonious environment between students, teachers and
administrators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Avaliação emancipatória | por |
dc.subject | Área de ciências da natureza | por |
dc.title | A gestão escolar e sua relação com a avaliação emancipatória: um estudo em uma escola estadual de Fontoura Xavier, RS | por |
dc.title.alternative | Management school and its relation to the evaluation emancipatory: a study in a school state Fontoura Xavier, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema escolhido para este trabalho foi a avaliação emancipatória em uma
escola estadual de Ensino Médio, localizada na zona rural de Fontoura Xavier, RS, e
teve como objetivo avaliar o processo de avaliação emancipatória no Ensino Médio
de uma escola estadual, tendo em vista a comprovação ou não da melhoria do
rendimento dos alunos e a relação desse aspecto com a Gestão Escolar. Para tanto,
foi realizada Para tanto, desenvolveu uma pesquisa de cunho qualitativo, através da
análise dos documentos da Escola que se concretizou num estudo de caso, tendo
como participantes os professores da área de Ciências da Natureza. O
procedimento metodológico se valeu de uma entrevista, estruturada e composta de
perguntas aberta, na qual os professores da área em estudo responderam de que
forma percebem ou não percebem a melhoria do rendimento dos alunos, bem como
a relação que este aspecto mantém com a gestão escolar. As reflexões realizadas a
partir da análise dos documentos e das respostas das entrevistas possibilitaram o
estudo de caso proposto, evidenciando que os professores estão conscientes do
que representa a avaliação emancipatória, pois são acompanhados pelos gestores
através da formação continuada, das reuniões pedagógicas semanais, dos
encontros do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio demonstrando que existe
uma integração entre a ação, reflexão e acompanhamento, criando um ambiente
harmonioso entre alunos, professores e gestores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |