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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorPossebon, Camila Moresco
dc.date.accessioned2017-10-25T11:54:01Z
dc.date.available2017-10-25T11:54:01Z
dc.date.issued2016-01-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11915
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work presents a research about the challenges and possibilities of the school management in consonance to the public policies for early childhood education in the context of school practices, considering the extension of compulsory basic education from four to seventeen years old. For this, we have as a general objective: to analyze the school management processes in the implementation of the law 12.796/2013 in a municipal school in childhood education of Santa Maria, RS. The specific objectives are: a) understand the historical landmarks of public policies for childhood education; b) discuss the management processes developed at a childhood education municipal school of Santa Maria, RS, considering the repercussions of the law 12.796/2013 and c) understand the conceptual management assumptions that underlie the impact of the law 12.796/2013 in the context of the school. The methodology adopted in this research is based on a qualitative approach of a case study and the Brazilian law for education was used as data, semi-structured interviews with a teacher and the management team of a public school in the municipality of childhood education in Santa Maris, RS and the Pedagogical Political Project of a childhood education school. The theoretical reference framework is based in discussions of educational management of Heloísa Lück (1997), Sônia Kramer (1987), Dourado (2007), and others. It was identified that the researched school has moved concentrated actions only in community awareness with the obligation to enroll children of four and five years in 2016, and also talk with the teaching staff and employees related to the character of the teaching offer in this stage of basic education demonstrating recognition of the transformation regarding educational quality and how the requirements of the law regarding the evaluative aspects of frequency and the children development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titlePré-escola obrigatória: os desafios da gestão de políticas públicas na educação infantilpor
dc.title.alternativeMandatory kindergarten: the challenges of public policy management in childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa acerca dos desafios e possibilidades da gestão escolar em consonância às políticas públicas para a educação infantil no contexto das práticas escolares, considerando a ampliação da obrigatoriedade da educação básica dos quatro aos dezessete anos de idade. Para isso, tem-se como objetivo geral: analisar os processos de gestão escolar na implementação da Lei nº 12.796/2013 em uma escola municipal de educação infantil de Santa Maria, RS. Como objetivos específicos destacam-se: a) compreender os marcos históricos das políticas públicas voltadas para a educação infantil; b) problematizar os processos de gestão desenvolvidos em uma escola municipal de educação infantil de Santa Maria, RS, considerando as repercussões da lei nº 12.796/2013 e c) compreender os pressupostos conceituais de gestão que perpassam os impactos da lei nº 12.796/2013 no contexto escolar. A metodologia adotada nesta pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou como fontes de dados a legislação brasileira para a educação, entrevistas semiestruturadas com uma professora e a equipe diretiva de uma escola municipal de educação infantil do município de Santa Maria, RS e o seu Projeto Político Pedagógico. O referencial teórico está pautado nas discussões acerca da gestão educacional de Heloísa Lück (1997), Sônia Kramer (1987), Dourado (2007), entre outros que discutem a temática das políticas públicas educacionais. Identificou-se que a escola pesquisada tem movido ações concentradas apenas na esfera da conscientização da comunidade para a obrigatoriedade de matricular as crianças de quatro e cinco anos no ano de 2016, além de discutir com a sua equipe docente e funcionários quanto ao caráter da oferta do ensino nesta etapa da educação básica demonstrando reconhecimento das transformações dos discursos imperativos em relação à qualidade educacional e quanto às exigências da lei referente aos aspectos avaliativos de frequência e de desenvolvimento das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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