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dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorAlves, Lêda Araújo
dc.date.accessioned2017-10-25T14:33:02Z
dc.date.available2017-10-25T14:33:02Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11918
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractIn this paper, we propose to present an analytical study on the influence of external assessments in elementary schools: implications for school management. This theme will be presented from two perspectives: the light of national law and the other under theoretical contributions on evaluation. We attempted to Libâneo grounding in literature (2004), Lück (2006-2007), Paro (2000-2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) among others. The theoretical foundation covered the following topics: public policy evaluation, the national system of basic, school administration and management assessment. This study was qualitative in nature and further research we analyzed the responses of the interviews of two managers who work in schools of public health system, located in the Vale dos Sinos region. Was used as an instrument for data collection to semi-structured interview. In this paper we have used qualitative research guided by the intent of the research and is best suited to our purposes. The selection criteria considered two schools in the city of São Leopoldo (RS) from 2011 to 2013. The assessment here is seen as a reflection on the quality level of school work both the manager and the teacher, students and other professionals involved with the institution should therefore be focused as a coach and interactive process that becomes a reflection transformed into action. The link on that theme with the subjects studied during the course led to the conclusion that the role of school management is very important in this evaluation process within the school, as it is for the manager responsible for articulating the work together with leadership, promote the continued mobility of those involved in the educational process in pursuit of generating the sharing of knowledge that should be geared towards achieving efficient results. The study concludes with the presentation of partial conclusions, to be a subject that is not exhausted, and the discussion of some socio-pedagogical dilemmas involved in studies on evaluation and management of the school today.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe influence of external reviews in elementary education : implications for management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho, propomo-nos a apresentar um estudo analítico sobre a influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar. Essa temática será apresentada sob duas perspectivas: à luz da legislação nacional e a outra sob aportes teóricos sobre avaliação. Buscou-se embasamento na literatura em Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) entre outros. A fundamentação teórica abrangeu os seguintes assuntos: políticas públicas, avaliação, o sistema nacional da avaliação básica, administração e gestão escolar. Este estudo foi de natureza qualitativa e para aprofundamento da pesquisa foram analisadas as respostas das entrevistas de duas gestoras que atuam em escolas da rede pública municipal, localizadas na região do Vale dos Sinos. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Nesse trabalho utilizamos o método de pesquisa qualitativo por nortear a intencionalidade da pesquisa e está mais adequado aos nossos objetivos. O critério de escolha considerou duas escolas da cidade de São Leopoldo (RS) de 2011 a 2013. A avaliação aqui é vista como uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do gestor quanto do professor, dos alunos e demais profissionais envolvidos com a instituição, portanto, deve ser focalizada como um processo orientador e interativo que se torna uma reflexão transformada em ação. A relação acerca dessa temática com os assuntos estudados durante o Curso levou a conclusão de que o papel da gestão escolar tem grande importância nesse processo avaliativo dentro da escola, pois, compete ao gestor a responsabilidade de articular o trabalho em conjunto, com liderança, a fim de promover a mobilidade contínua dos envolvidos no processo educativo em busca de gerar o compartilhamento dos conhecimentos que deve ser orientado para a obtenção de resultados eficientes. O estudo termina com a apresentação de conclusões parciais, por ser um assunto que não se esgota, e a discussão de alguns dilemas sócio-pedagógicos implicados nos estudos sobre avaliação, da gestão e da escola hoje.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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