Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorMaran, Vinícius
dc.date.accessioned2017-10-31T11:35:22Z
dc.date.available2017-10-31T11:35:22Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11930
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractVirtual Learning Environments have been used constantly to help learning in classroom courses. UNIJUI University uses Conecta environment to do this task. It was developed at the university itself as aid tool to teachers and students. According to a survey on a group of students, the interaction between them and the Conecta is lower on mobile devices and supporting materials are not submitted in accordance with its dominance in the themes of the disciplines. The ontology was defined using a small portion of reality based on Computer Science course. Thus, this paper proposes the definition of an ontology, which connected to the integrated system, can be able to recommend support materials to students from disciplines of database according to context information. With the representation of ontology and inferences, it was possible to carry out the recommendation of support materials based on device capabilities and experience of students in the disciplines.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistemas sensíveis ao contextopor
dc.subjectOntologiaspor
dc.subjectSistemas de recomendaçãopor
dc.subjectContext-aware computingeng
dc.subjectOntologieseng
dc.subjectRecommendation systemseng
dc.titleUma ontologia de representação de materiais de apoio e adaptações baseadas em informações de contextopor
dc.title.alternativeOntology for representation of support materials and adaptations based on context informationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAmbientes Virtuais de Aprendizagem têm sido utilizados constantemente no auxílio ao aprendizado em cursos presenciais. A universidade UNIJUI utiliza o ambiente Conecta como ferramenta de auxílio a professores e alunos. De acordo com uma pesquisa feita em um grupo de alunos, a interação entre estes e o Conecta é baixa em dispositivos móveis e os materiais de apoio não são apresentados de acordo com o seu domínio nos temas das disciplinas. Deste modo, propõe-se neste trabalho a definição de uma ontologia, que integrada ao sistema Conecta, seja capaz de recomendar materiais de apoio a alunos das disciplinas da área de banco de dados de acordo com informações de contexto. A ontologia foi definida utilizando uma pequena porção da realidade do curso de Ciência da Computação como base para modelagem. Com a representação da ontologia e a realização de inferências, foi possível realizar a recomendação de materiais de apoio baseada nos recursos de dispositivos e experiência do aluno nos conteúdos das disciplinas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto