Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorGraff, Terezinha Tatim
dc.date.accessioned2017-10-31T13:46:05Z
dc.date.available2017-10-31T13:46:05Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11937
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis monographic study was consolidated as a result of investigative Historicity of the State Preparatory High School Getúlio Vargas and challenges for school management. The following guiding question why invest in a public field school in the city of Fontoura Xavier? The purpose of it was to analyze the challenges and difficulties of maintaining a public field school in the city of Fontoura Xavier. It is known that historically many field schools are closed and their students are transported to urban schools favoring the closing of these communities and the migration from rural areas. To perform this analysis some necessary steps were to know its history, its history, the agents who built it. So we opted for the methodology of action research, where researcher and researched interacting in the process seeking to rescue the history. Account of who contributed to the story and focus groups with the different segments that make up the school were the data production tools; these groups were organized in solidarity, cooperative and interactive, compiling this work. Alongside the historic rescue of the school by the actors who made and make the daily life of the institution was organized the rescue of education and rural education that made up the theoretical framework. Based on the data produced systematization, analysis and interpretation using the content analysis were possible answer to the question raised, rescue the history of the school and education in order to realize the difficulties and challenges of running a school field. Thus, it was concluded that the management challenges are many and need for further studies on the field schools so that they are strengthened and fulfill their role in the communities where they operate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectHistoricidadepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool fieldeng
dc.subjectHistoricityeng
dc.titleA historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Vargas e os desafios para a gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico se consolidou como resultado investigativo da Historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas e os desafios para a gestão escolar. Tendo como questão norteadora por que investir numa escola de campo pública do município de Fontoura Xavier? O objetivo do mesmo foi analisar os desafios e dificuldades da manutenção de uma escola de campo pública do município de Fontoura Xavier. Sabe-se que historicamente muitas escolas de campo são fechadas e seus alunos são transportados para escolas urbanas favorecendo o fechamento dessas comunidades e o aumento do êxodo rural. Para realizar tal análise alguns passos necessários foram conhecer sua trajetória, sua história, os agentes que a construíram. Então se optou pela metodologia da pesquisa ação, onde pesquisador e pesquisados interagindo no processo buscam resgatar a história. Relato de quem contribuiu com a história e grupos focais com os diferentes segmentos que compõem a escola foram os instrumentos de produção de dados; esses grupos organizaram-se de maneira solidária, cooperativa e interativa, compilando este trabalho. Paralelamente ao resgate histórico da escola pelos atores que fizeram e fazem o cotidiano da instituição organizou-se o resgate da educação e educação do campo que compuseram o referencial teórico. Com base nos dados produzidos sistematização, análise e interpretação utilizando a análise de conteúdo foram possíveis responder ao questionamento levantado, resgatar a história da escola e da educação com vistas a perceber as dificuldades e desafios da gestão de uma escola do campo. Assim, concluiu-se que os desafios da gestão são muitos e necessário a continuidade dos estudos referentes às escolas de campo para que as mesmas sejam fortalecidas e cumpram seu papel nas comunidades onde estão inseridas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto