dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Binello, Domingas Sartori | |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T11:44:44Z | |
dc.date.available | 2017-11-01T11:44:44Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11948 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study examines the curriculum of Mathematics for the final years of primary school in a School, the City of Constantine/RS. The study aimed to assist managers in finding ways for the discipline of mathematics effectively contribute to democratic management. The initial problem was how democratic management must act facing the difficulties encountered by educators and students in the realization of knowledge in the discipline of mathematics. To reach appropriate conclusions, the methodology used was a descriptive research with bibliographic technical procedure; research was exploratory, qualitative approach, using the technique of interviews with open questions. The population involved was Direction, educators and students a final grade of primary education of the research institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.title | Gestão escolar e matemática: uma experiência a partir de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Constantina/RS | por |
dc.title.alternative | School management and mathematics : an experience from a school of basic education network for municipal Constantina/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa o currículo da disciplina de Matemática para as séries finais do Ensino Fundamental de uma Escola, do Município de Constantina/RS. O estudo teve como objetivo auxiliar os gestores a encontrar caminhos para que a disciplina de matemática contribua efetivamente para uma gestão democrática.
O problema inicial foi o de como uma gestão democrática deve agir frente às dificuldades encontradas pelos educadores e alunos na efetivação do conhecimento na disciplina de matemática. Para chegar às devidas conclusões, a metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva, com procedimento técnico bibliográfico; a pesquisa foi exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de entrevistas, com perguntas abertas. A população envolvida foi de direção, educadores e educandos de uma série final do ensino fundamental da instituição pesquisada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |