Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBinello, Domingas Sartori
dc.date.accessioned2017-11-01T11:44:44Z
dc.date.available2017-11-01T11:44:44Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11948
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study examines the curriculum of Mathematics for the final years of primary school in a School, the City of Constantine/RS. The study aimed to assist managers in finding ways for the discipline of mathematics effectively contribute to democratic management. The initial problem was how democratic management must act facing the difficulties encountered by educators and students in the realization of knowledge in the discipline of mathematics. To reach appropriate conclusions, the methodology used was a descriptive research with bibliographic technical procedure; research was exploratory, qualitative approach, using the technique of interviews with open questions. The population involved was Direction, educators and students a final grade of primary education of the research institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.titleGestão escolar e matemática: uma experiência a partir de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Constantina/RSpor
dc.title.alternativeSchool management and mathematics : an experience from a school of basic education network for municipal Constantina/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo analisa o currículo da disciplina de Matemática para as séries finais do Ensino Fundamental de uma Escola, do Município de Constantina/RS. O estudo teve como objetivo auxiliar os gestores a encontrar caminhos para que a disciplina de matemática contribua efetivamente para uma gestão democrática. O problema inicial foi o de como uma gestão democrática deve agir frente às dificuldades encontradas pelos educadores e alunos na efetivação do conhecimento na disciplina de matemática. Para chegar às devidas conclusões, a metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva, com procedimento técnico bibliográfico; a pesquisa foi exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de entrevistas, com perguntas abertas. A população envolvida foi de direção, educadores e educandos de uma série final do ensino fundamental da instituição pesquisada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto