dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Ramos, Andressa Martins | |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T11:10:04Z | |
dc.date.available | 2017-11-07T11:10:04Z | |
dc.date.issued | 2016-08-16 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11968 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | A gestão da educação especial na escola do campo em uma perspectiva de inclusão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo compreender como se dá a gestão das práticas de educação especial na escola do campo, visando a efetivação do processo de inclusão escolar. Na construção do percurso metodológico que deu sustentação ao trabalho foi construído uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Tal entrevista foi organizada a partir de um roteiro previamente elaborado, sendo as perguntas construídas, para fins didáticos, a partir de dois blocos, divididos em função dos quatro eixos do estudo: educação do campo, educação especial, educação inclusiva e gestão escolar. Os sujeitos que constituíram o estudo atuam como o diretor, coordenadora pedagógica e educadora especial em uma escola do campo do município de Santa Maria/RS. A análise dos dados, realizada a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, possibilitou compreender que a escola cria a sua forma de gestão das práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. Uma gestão que não se dá pela simples associação dos princípios do ensino regular, da educação especial e da educação do campo, mas pela interlocução entre essas três instâncias, criando sua forma própria de pensar as práticas que desenvolve. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |