Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorBinotto, Giovana Savegnago
dc.date.accessioned2017-11-07T12:59:05Z
dc.date.available2017-11-07T12:59:05Z
dc.date.issued2016-09-10
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11975
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study has as theme the consyant formation and the practice of teaching on Infantile Education. The importance of this thematic ts associate in the need of think the teaching that must be professionally qualified to develop the children education. The Infantile Education is an important initial phase of school life for this reason defend the pertinent investigation of problematic about the constant formation proposed on EMEIs and what measure them qualify the practice of teaching. Contrary of what we notice on proposal of constant formation in Faxinal do Soturno/RS is that the formations are strictly theoric with no ties with the dimention theoric- practice. In this sense, we deline ate specific objectives that can indicate cives to investigate which the principle educational that guide the proposal of constant education on EMEI; analyze the existing relations between the initial formation and constant of teachers with the use of teaching on Infantile Education and on EMEI; Identify the fragilety and potential of constant formation by EMEI. With base on methodology and quality of addressing, basing on priciples of action-research and making use of technique of collect and prodution of data of observation, elaboration and realization of questionnaires at the teaching of EMEI, proposal of formation workshops. The leading of investigation of research conduct us to undersyand that the constant formationsuggested by EMEI need to be repassed together with the teachers, because the same point in their narratives that thereare mistaken conceptions about the theoric- practice dimension, that become difficult the improvement of teaching practice join the children from constant formation achieved by the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectInfantille edicationeng
dc.subjectConstant formationeng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.titleFormação continuada e a prática docente na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste estudo tem como tema a formação continuada dos docentes da Educação Infantil. A relevância da temática está relacionada à necessidade de pensar a qualificação docente. A Educação Infantil é uma fase inicial importante da vida escolar, por essa razão defendo a pertinência de investigar a problemática acerca da formação continuada proposta nas EMEIs, e em que proporção as mesmas qualificam a prática docente. Ao contrário, o que se observa nas propostas de formação continuada, em alguns municípios, é de que as formações são desvinculadas, da dimensão, teórico-prática. Nesse sentido, traçamos objetivos específicos que pudessem sugerir as pistas para investigar quais seriam os princípios educativos que orientam a proposta da formação continuada em uma EMEI, localizada no Município de Faxinal de Soturno/RS; analisar as relações existentes entre a formação inicial e continuada de professores com as práticas docentes na Educação Infantil e na EMEI; Identificar as fragilidades e potencialidades da formação continuada pela EMEI. A abordagem metodológica é qualitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação, sendo as técnicas de coleta e produção de dados da observação, elaboração e realização de questionário às docentes da EMEI. A partir dos dados coletados e analisados efetivamos, como parte do plano de ação, a realização de oficinas pedagógicas. Os encaminhamentos investigativos da pesquisa nos conduziram ao entendimento que a formação continuada proposta pela EMEI precisa ser repensada, junto com os educadores, pois os mesmos assinalam em suas narrativas a existência de concepções equivocadas sobre a dimensão teórico-prática, o que dificulta o aprimoramento da prática docente, junto às crianças, a partir da formação continuada realizada pela escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto