dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Pagnussat, Lissandra Mara Alebrant | |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T14:11:35Z | |
dc.date.available | 2017-11-07T14:11:35Z | |
dc.date.issued | 2016-08-26 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11981 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The work approach demonstrates that the toy and play are a very important
aspect in learning to develop their potential and also argued about the stages
through which pass the children, because the Children's education is
considered the first stage of basic education , for purposes of the development
of children up to six years old. The hallmark of early childhood education,
including the psycho-social point of view, is the link to be established between
the institution and the family, so that the child has clear references to its growth.
The Early Childhood Education marks the child's entry into the first external
social group to the family and this insertion must be welcoming, surrounded by
care that allow the building of trust and affection bonds, creating the feeling of
security. The school must provide the gradual acquisition of independence for
their own care, to carry out the various activities and for conflict resolution. To
show the necessity of play in the integral formation of children and how the
teacher can make use of this feature to help them in their development, it will be
presented, a brief justification of the subject, it is shown that to be better
concepts and a level qualitative and satisfactory learning it is necessary to
rethink the pedagogical practices, as well as the toy, the music, which is often
still introduced into our educational system as simple recreation or fill the empty
time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educar | por |
dc.subject | Early education | eng |
dc.subject | To play | eng |
dc.subject | To educate | eng |
dc.title | Educação infantil: do brincar a aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Child education: the play learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A abordagem do trabalho vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira são
um aspecto muito importante na aprendizagem para o desenvolvimento de
suas potencialidades e, tabém diz respeito às etapas por qual passam as
crianças, pois a educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação
básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis
anos de idade. A marca fundamental da Educação Infantil, inclusive do ponto
de vista psico-social, é o vínculo que deve ser estabelecido entre a Instituição e
a família, a fim de que a criança tenha referências claras para o seu
crescimento. A Educação Infantil marca a entrada da criança no primeiro grupo
social externo à família e essa inserção deve ser acolhedora, cercada de
cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança e afeto, criando
o sentimento de segurança. A escola deve proporcionar a aquisição gradual da
independência para o cuidado próprio, para a realização das várias atividades
e para a solução de conflitos. Para mostrar a necessidade da brincadeira na
formação integral da criança e, de como o educador poderá lançar mão desse
recurso para ajudá-la no seu desenvolvimento, será apresentado, uma breve
fundamentação do assunto, pois é demonstrado que para haver melhores
conceitos e um nível de aprendizagem qualitativa e satisfatória faz-se
necessário repensar as práticas pedagógicas, bem como o brinquedo, as
músicas, que muitas vezes, ainda é introduzido em nosso sistema educacional
como simples recreação ou preenchimento do tempo vago. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |