dc.contributor.advisor | Medeiros, Liziany Müller | |
dc.creator | Kellermann, Douglas | |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T10:38:33Z | |
dc.date.available | 2017-11-09T10:38:33Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12000 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | In higher education, there are compulsory cross-curricular themes, knowledge related to environmental education
policies, human rights education and education of ethnic-racial relations. Reports in this area indicate that the
approach through specific disciplines is more common, insofar as the alternative of the transversal approach faces
resistance. This study proposes the construction of software to record points of approach to these themes and share
information among the academic community. From literature review and case study we searched for significant
factors for transdisciplinary practice establishing the requirements for tool and, therefore, support compliance with
legal requirements by the cross-sectional approach. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Temas transversais | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Requisitos legais e normativos | por |
dc.subject | Cross-cutting themes | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Legal and regulatory requirements | eng |
dc.title | Proposta de ferramenta para registro do mapeamento da inter-transdisciplinaridade em cursos superiores para subsidiar a abordagem de temas transversais | por |
dc.title.alternative | Proposal of a tool for recording the mapping of inter-transdisciplinarity in higher education to support the transversal themes approach | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | No ensino superior, são temas transversais obrigatórios, conhecimentos relacionados às políticas de educação
ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais. Relatos nesta área, indicam
ser mais comum a abordagem via disciplinas especificas, na medida em que a alternativa da abordagem transversal
enfrenta resistência. Este estudo propõem a construção de software para registro de pontos de abordagem destas
temáticas e compartilhamento de informações entre a comunidade acadêmica. A partir de revisão da literatura
e estudo de caso buscou-se fatores significativos para prática transdisciplinar estabelecendo os requisitos para
ferramenta e, assim, apoiar o cumprimento dos requisitos legais pela abordagem transversal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |