Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Liziany Müller
dc.creatorKellermann, Douglas
dc.date.accessioned2017-11-09T10:38:33Z
dc.date.available2017-11-09T10:38:33Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12000
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn higher education, there are compulsory cross-curricular themes, knowledge related to environmental education policies, human rights education and education of ethnic-racial relations. Reports in this area indicate that the approach through specific disciplines is more common, insofar as the alternative of the transversal approach faces resistance. This study proposes the construction of software to record points of approach to these themes and share information among the academic community. From literature review and case study we searched for significant factors for transdisciplinary practice establishing the requirements for tool and, therefore, support compliance with legal requirements by the cross-sectional approach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTemas transversaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRequisitos legais e normativospor
dc.subjectCross-cutting themeseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectLegal and regulatory requirementseng
dc.titleProposta de ferramenta para registro do mapeamento da inter-transdisciplinaridade em cursos superiores para subsidiar a abordagem de temas transversaispor
dc.title.alternativeProposal of a tool for recording the mapping of inter-transdisciplinarity in higher education to support the transversal themes approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNo ensino superior, são temas transversais obrigatórios, conhecimentos relacionados às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais. Relatos nesta área, indicam ser mais comum a abordagem via disciplinas especificas, na medida em que a alternativa da abordagem transversal enfrenta resistência. Este estudo propõem a construção de software para registro de pontos de abordagem destas temáticas e compartilhamento de informações entre a comunidade acadêmica. A partir de revisão da literatura e estudo de caso buscou-se fatores significativos para prática transdisciplinar estabelecendo os requisitos para ferramenta e, assim, apoiar o cumprimento dos requisitos legais pela abordagem transversal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto