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dc.contributor.advisorLöbler, Mauri Leodir
dc.creatorCosta, Angela Regina Rosa da
dc.date.accessioned2017-11-09T11:29:44Z
dc.date.available2017-11-09T11:29:44Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12003
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis article addresses the need of the teacher and the school being updated and prepared to develop actions to prevent drug use in the school environment. It shows some results on the knowledge and experience of teachers and schools when it comes to drug use among students and as teachers must face and react in this new issue that haunts the schools, discussing the current teacher's role as potential agent for prevention of drug use. The teacher, although he is recognized as an opinion leader he is not considered sufficiently qualified to broach the subject. The survey also sought to investigate the school's stance as regards the drug use by students. In the continuity of the work is shown the result of questionnaire that collected information among teachers of Maria Pacicco de Freitas School, of the municipality of Cachoeira do Sul, on their knowledge regarding drugs, their role and the role of the school. It also sought theoretical support on drug use in the city and in the schools in general, jointly with the CRAS and talks with some teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectDrugseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectPreventioneng
dc.titleDesafios, percepções e atitudes dos professores e das escolas no enfrentamento e prevenção ao uso de drogaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo trata da necessidade do professor e a escola estarem atualizados e prepa-rados para desenvolver ações de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. Mostra alguns resultados sobre o conhecimento e vivência dos professores e das es-colas quando se trata do uso de drogas entre os estudantes e como o docente deve encarar e reagir nesta nova problemática que assombra as escolas, colocando em discussão a função atual do professor, como agente potencial para prevenção do uso de drogas. O professor, embora se reconheça como formador de opinião não se con-sidera suficientemente habilitado para abordar o assunto. A pesquisa realizada obje-tivou investigar também, a postura da escola em relação ao uso de drogas pelos alunos. Na continuidade do trabalho é mostrado o resultado de questionário de informa-ções coletadas entre os professores da escola Maria Pacicco de Freitas, do município de Cachoeira do Sul , sobre os seus conhecimentos em relação às drogas, seu papel e o papel da escola. Buscou-se também aporte teórico sobre o uso de drogas no muni-cípio e nas escolas em geral, juntamente ao CAPS e conversa com alguns professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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