Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz Júnior, Roberto da
dc.creatorFirpo, Patrícia Forgiarini
dc.date.accessioned2017-11-09T11:42:42Z
dc.date.available2017-11-09T11:42:42Z
dc.date.issued2014-10-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12004
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Socias e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the possibilities of New Public Management on the educational context. To do so, we analyzed the management planning of a Higher Education Institution, seeking to identify the characteristics of a new model of Public Management to finally propose actions in the Public Management can be practiced also in public schools Basic Education. Methodologically we opted for literature and documentary analysis. Thus, we used procedures such as reading and BOOK REPORT of books and articles, as well as the study of the Institutional Development Plan of the Federal University of Pampa. After analyzing the data, one can see that more than one obligation, the Institutional Development Plan of UNIPAMPA becomes a document that outlines the ways that you can go to achieve the common goals. The flexibility of management, accountability of administrators and the search results, features on New Public Management, are present in this form of planning which can be easily adapted to other educational institutions of basic education, because at this level of education there are already ways to planning and democratic participation, but they must be organized and structured.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNova administração públicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectNew public managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPlanningeng
dc.titleA nova gestão pública no âmbito educacional básico: comparativo à luz de um plano de desenvolvimento institucional superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades da Nova Gestão Pública sobre o âmbito educacional. Para tanto, analisou-se o planejamento de gestão de uma Instituição de Ensino Superior, buscando identificar as características de um novo modelo de Gestão Pública para, por fim, propor ações em que a Gestão Pública Gerencial possa ser colocada em prática também nas escolas públicas de Educação Básica. Metodologicamente optou-se por pesquisa bibliográfica e análise documental. Assim, utilizou-se procedimentos como leitura e fichamento de livros e artigos, bem como o estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Pampa. Após a análise dos dados, pode-se perceber que o PDI da UNIPAMPA passa a ser um documento que traça os caminhos que se pode percorrer para atingir as metas em comum. A flexibilização da gestão, responsabilização dos administradores e a buscas de resultados, características na Nova Gestão Pública, estão presentes nesta forma de planejamento a qual pode ser facilmente adaptada para outras instituições de ensino da educação básica, pois neste nível de educação já existem formas de planejamento e de participação democrática, porém é necessário que sejam organizados e estruturados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto