Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorBarato, Cláudia Marks
dc.date.accessioned2017-11-09T12:45:09Z
dc.date.available2017-11-09T12:45:09Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12009
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is a monograph conducted at the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education offered by Federal University of Santa Maria (UFSM) in partnership with Regional University of Northwestern Rio Grande do Sul (Unijuí / RS) and Ministry of Education and Culture. Starting from the assumption that early childhood education is the first stage of basic education, and presents specific goals and objectives to them. Thus, the Preschool, although inserted next to the elementary school, it needs to be valued and recognized, not as a step that anticipates and prepares, but needs to establish its identity as a stage with its own characteristics. The general objective of the research is to discuss and defend the place of Preschool Education in Elementary School. In the context of this work, I used the place term not just referring to physical space, but the way Preschool constitutes acquires meaning, cultural, social and educational value, its function and needs, from the subjects involved in this institutional context, in order to contribute to the strengthening of its own identity. In this way, this work addresses the importance, the place and the role of Pre-School Education in Elementary School, discussing how these children are understood and their childhoods, the aims and pedagogical proposals designed for Early Childhood Education. In addition, I´ve brought reflections on my own teaching practice, contributing to the change in the design of early childhood education, set next to an elementary school, working with a group of Preschool children. In this paper, it was problematized and discussed journeys made in the reconstruction process of the Pedagogical Political Project, among my colleagues at the school where I work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectPreschooleng
dc.subjectChildhoodeng
dc.titleO lugar da pré-escola na escola de ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe place that preschool takes in elementary school teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí/RS) e Ministério da Educação e Cultura. Parto do pressuposto de que a Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e apresenta finalidades e objetivos que lhes são específicos. Desta forma, a Pré-Escola, ainda que inserida junto à escola de Ensino Fundamental, precisa ser valorizada e reconhecida, não como uma etapa que antecipa ou prepara, mas precisa firmar sua identidade como uma etapa com características próprias. O objetivo geral da pesquisa consistiu em problematizar e defender o lugar da Pré-Escola na escola de Ensino Fundamental. Ressalta-se que, no contexto deste trabalho, utilizei o termo lugar não apenas me referindo ao espaço físico, mas à forma como a Pré-Escola se constitui, adquire significado, valor cultural, social e educativo, sua função e necessidades, dentre os sujeitos envolvidos neste contexto institucional, tendo em vista contribuir com o fortalecimento de sua própria identidade. Neste sentido, esse trabalho aborda a importância, o lugar e o papel da Pré-Escola na escola de Ensino Fundamental, problematizando como são entendidas essas crianças e suas infâncias, quais as finalidades e propostas pedagógicas concebidas para a Educação Infantil. Além disso, trago reflexões sobre minha própria atuação docente, buscando contribuir com a mudança na concepção da Educação Infantil, inserida junto a uma escola de Ensino Fundamental, atuando com uma turma de Pré-Escola. Para isso, problematizo e discuto percursos realizados no processo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico, junto aos meus colegas na escola em que atuo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto