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dc.contributor.advisorSperoni, Karine Sefrin
dc.creatorKissmann, Luciane
dc.date.accessioned2017-11-09T13:40:44Z
dc.date.available2017-11-09T13:40:44Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12012
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present study has as its theme "About family and School in early childhood education – Implications and constructions in educational processes of the Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar in the years 2013 and 2014, with a view to democratic management". Whereas the child from the moment you start attending the school space, still under the influence of his family, is of paramount importance that the relations established between family and school provide a climate of tranquility, security and mutual respect. In this sense the present study aims to investigate the relationship and family school and its implications and constructions in educational processes. The methodology is characterized as qualitative research, and for the analysis of the data was used content analysis. For analysis of the data sought to use content analysis according to Bardin (2009), having been used categories: family and school relationships. The case study was the most suitable for the research because it is a small group of people involved. For obtaining the information was applied a structured questionnaire with 11 questions for education professionals and 13 questions for parents. In the calculation of the results it was found that family and education professionals understand the importance of being in partnership, as well as both seek a quality care, involving activities that include the care and educate. Family and school together promote better results in the integral development of the child.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectChildeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEducationeng
dc.titleRelação familia e escola na educação infantil: implicações e construções nos processos educacionais da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar nos anos de 2013 e 2014, com vistas à gestão democráticapor
dc.title.alternativeAbout family and school in early childrood education – implications and constructions in educational processes of the Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar in the years 2013 and 2014, with a view to democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema “Relação Família e Escola na Educação Infantil – Implicações e construções nos processos educacionais da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar nos anos de 2013 e 2014, com vistas à gestão democrática”. Considerando que a criança a partir do momento em que começa a frequentar o espaço escolar, continua sob a influência de sua família, é de suma importância que as relações estabelecidas entre família e escola possibilitem um clima de tranquilidade, de segurança e de respeito mútuo. Nesse sentido o presente estudo objetiva investigar a relação família e escola e suas implicações e construções nos processos educacionais. A metodologia caracteriza-se como pesquisa qualitativa, e para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Para análise dos dados buscou-se utilizar análise de conteúdo segundo Bardin (2009), tendo sido utilizadas categorias: relação família e escola. O estudo de caso foi o mais apropriado para a investigação por se tratar de um grupo pequeno de pessoas envolvidas. Para a obtenção das informações, foi aplicado um questionário estruturado com 11 perguntas para os profissionais de educação e 13 perguntas para os pais. Na apuração dos resultados foi constatado que a família e os profissionais de educação entendem a importância de estar em parceria, bem como ambos procuram por um atendimento de qualidade, que envolva atividades que contemplem o cuidar e o educar. Família e escola juntas promovem melhores resultados no desenvolvimento integral da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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