dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Bressan, Cirlei Pozza | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T11:11:47Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T11:11:47Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1207 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The evaluation is a didactical tool, necessary and permanent which has to follow
step by step the teaching-learning process in order to check out for progress or
difficulties, orienting the pedagogical work for the necessary changes. It has to have
a constructive character, aiming at the educational criteria proposed in any moment
of the learning process. The present research aims at specifying the limits and the
possibilities of developing, in a school context, a qualitative and mediatory
evaluation, with the intention of making into a progressive process, inclusive and
diagnostic, able to contribute to the social transformation of teachers and students.
This way, one carried out a bibliographical study, searching in many authors a better
understanding of the evaluation theme in the school context. Following this, one
made a field research in order to better understand the relation among what is
written, said and done. This research obtained data from the management staff,
teachers and students of the six schools of the municipal net in Constantina-RS, in a
total of six principals, twelve teachers and twenty-four students. During the research,
one realized that, for the management staff and the majority of the students and
teachers the evaluation is part of the continuous process of action x reflection x
action. Thus, the act of evaluating, is not an act about a situation, person or object
but a continuous process aggregated to clear and precise criteria to diagnose with
better the education process, making the evaluation a dynamic act that give a
direction to the actions of the teacher and the student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Avaliação no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | Evaluation in the school context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente a qual deve acompanhar
passo a passo o processo de ensino aprendizagem, a fim de constatar progressos e
ou dificuldades, reorientando o trabalho pedagógico para as mudanças necessárias.
Deve contemplar um caráter construtivo, visando atingir os critérios educacionais
propostos em qualquer momento do processo de aprendizagem. A presente
pesquisa pretende especificar os limites e as possibilidades de se desenvolver no
contexto escolar, uma avaliação qualitativa e mediadora, com o intuito de
transformá-la em um processo progressivo, inclusivo e diagnóstico capaz de
contribuir na transformação social dos educandos e educadores. Dessa forma,
realizou-se um estudo bibliográfico, buscando em vários autores melhor
compreender a temática da Avaliação no contexto escolar. Em seguida, efetuou-se
uma pesquisa de campo para compreender melhor a relação entre o escrito, o dito e
o feito. Essa pesquisa obteve dados com o corpo diretivo, educadores e educandos
das seis escolas da Rede Municipal do município de Constantina RS.
Contemplando seis diretores, doze educadores e vinte e quatro educandos. No
decorrer da pesquisa, percebeu-se que, para a equipe diretiva e para a maioria dos
educandos e educadores a avaliação é parte de um processo contínuo de ação x
reflexão x ação. Portanto o ato de avaliar, não é um ato sobre alguma situação,
pessoa ou objeto, é sim um processo contínuo agregado a critérios claros e precisos
para diagnosticar com maior nitidez o processo educativo, tornando a avaliação um
ato dinâmico que imprime uma direção às ações do educador e do educando. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |