Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorBressan, Cirlei Pozza
dc.date.accessioned2016-01-19T11:11:47Z
dc.date.available2016-01-19T11:11:47Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1207
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe evaluation is a didactical tool, necessary and permanent which has to follow step by step the teaching-learning process in order to check out for progress or difficulties, orienting the pedagogical work for the necessary changes. It has to have a constructive character, aiming at the educational criteria proposed in any moment of the learning process. The present research aims at specifying the limits and the possibilities of developing, in a school context, a qualitative and mediatory evaluation, with the intention of making into a progressive process, inclusive and diagnostic, able to contribute to the social transformation of teachers and students. This way, one carried out a bibliographical study, searching in many authors a better understanding of the evaluation theme in the school context. Following this, one made a field research in order to better understand the relation among what is written, said and done. This research obtained data from the management staff, teachers and students of the six schools of the municipal net in Constantina-RS, in a total of six principals, twelve teachers and twenty-four students. During the research, one realized that, for the management staff and the majority of the students and teachers the evaluation is part of the continuous process of action x reflection x action. Thus, the act of evaluating, is not an act about a situation, person or object but a continuous process aggregated to clear and precise criteria to diagnose with better the education process, making the evaluation a dynamic act that give a direction to the actions of the teacher and the student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleAvaliação no contexto escolarpor
dc.title.alternativeEvaluation in the school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente a qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem, a fim de constatar progressos e ou dificuldades, reorientando o trabalho pedagógico para as mudanças necessárias. Deve contemplar um caráter construtivo, visando atingir os critérios educacionais propostos em qualquer momento do processo de aprendizagem. A presente pesquisa pretende especificar os limites e as possibilidades de se desenvolver no contexto escolar, uma avaliação qualitativa e mediadora, com o intuito de transformá-la em um processo progressivo, inclusivo e diagnóstico capaz de contribuir na transformação social dos educandos e educadores. Dessa forma, realizou-se um estudo bibliográfico, buscando em vários autores melhor compreender a temática da Avaliação no contexto escolar. Em seguida, efetuou-se uma pesquisa de campo para compreender melhor a relação entre o escrito, o dito e o feito. Essa pesquisa obteve dados com o corpo diretivo, educadores e educandos das seis escolas da Rede Municipal do município de Constantina RS. Contemplando seis diretores, doze educadores e vinte e quatro educandos. No decorrer da pesquisa, percebeu-se que, para a equipe diretiva e para a maioria dos educandos e educadores a avaliação é parte de um processo contínuo de ação x reflexão x ação. Portanto o ato de avaliar, não é um ato sobre alguma situação, pessoa ou objeto, é sim um processo contínuo agregado a critérios claros e precisos para diagnosticar com maior nitidez o processo educativo, tornando a avaliação um ato dinâmico que imprime uma direção às ações do educador e do educando.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples