dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Alexandre Rose | |
dc.creator | Arruda, Luana | |
dc.date.accessioned | 2017-11-28T13:31:16Z | |
dc.date.available | 2017-11-28T13:31:16Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12082 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present paperreports as a theme the use of games as an auxiliary tool in the teaching of
mathematics. It aimed to investigate related works that addressed the importance of using games in
the classroom for a better teaching of students, focusing on teaching mathematics; In addition,
another objective was to provide learning and interaction situations in the classroom, enhancing the
development of math-related competences through the use of logical reasoning games. In this way,
we report the development of activities that were carried out with a group of students of the 1st grade
of high school and who allowed the students a fun and enjoyable learning, and also help in the mental
development, concentration and abstraction of contents. A cluerealized in the research was that the
game allied to the teaching of mathematics allows subsidies for a positive and effective teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos e matemática | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Games and mathematics | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | TIC’s aliadas a ferramentas educacionais para o ensino da Matemática | por |
dc.title.alternative | TIC's allied to educational tools for the teaching of Mathematics | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho relata como tema a utilização de jogos como ferramenta auxiliadora no ensino da
matemática. Teve como objetivo investigar trabalhos relacionados que abordassem a importância da
utilização de jogos em sala de aula para um melhor ensino aprendizado dos alunos, tendo como foco
o ensino da matemática;além disso, outro objetivo foiproporcionar situações de aprendizagem e
interaçãoem sala de aula, potencializandoo desenvolvimento de competências relacionadas a
matemática através do uso de jogos de raciocínio lógico. Desta forma,relata-se o desenvolvimento de
atividades que foram realizadas com uma turma de alunos da 1ª série do ensino médio e que
possibilitaram aos estudantes uma aprendizagem divertida e prazerosa, e também, auxiliam no
desenvolvimento mental, concentração e abstração de conteúdos.
Um indício percebido na pesquisa foi que o jogo aliado ao ensino da matemática possibilita subsídios
para um ensino aprendizado positivo e eficaz. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |