Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranciscato, Fabio Teixeira
dc.creatorAmaral, Georgia Stella Ramos do
dc.date.accessioned2017-12-04T14:28:54Z
dc.date.available2017-12-04T14:28:54Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12121
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article presents the results of research into the scope that computer technology is being used in classrooms of the 6ª CRE Santa Cruz do Sul region. Considering the reality of the new technologies' potential as a pedagogic resource, it is important to determine whether the use of the “collaborative culture” is a reality in schools. The methodology used in this research employed biographical data and a questionnaire. The subjects were teachers who had been trained by the NTE Santa Cruz do Sul. The aim of the research was to identify classroom practices: the outcome measure being the material produced by the teachers and their students. The results indicate that the teachers and students use the computer to produce content in the classroom, but don’t share any of their content on the Internet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura colaborativapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCollaborative cultureeng
dc.subjectSocial networkingeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleMídias e cultura colaborativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que consistiu em investigar se a revolução digital está acontecendo nas salas de aula da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da região de Santa Cruz do Sul. Tendo em vista a invasão da tecnologia em várias áreas e tendo conhecimento do uso das novas tecnologias como recurso pedagógico, surge a necessidade de saber se a cultura colaborativa também faz parte da realidade escolar. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com dois momentos: pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário tendo como público alvo os professores capacitados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Santa Cruz do Sul, com o objetivo de identificar as mídias utilizadas em sala de aula e os professores que criaram e/ou que seus alunos criaram algum tipo de material. Como resultado descobriu-se que os professores e alunos utilizam e produzem conteúdo em sala de aula, mas não têm o costume de compartilhar na Internet.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto