Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorAlves, Marlis Cassol
dc.date.accessioned2017-12-05T10:36:33Z
dc.date.available2017-12-05T10:36:33Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12126
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestao Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work of post- graduation, titled as The Issue of Affectivity considerated in the context of Educational Management, achieved in the educational area demostrates an affective subject in the context of management related to the managers and educators, and if this fact has some imbrication or contribution with the management process and the form like it is ocurring in a public and in a private schools of the county of Agudo/RS. The methodology involved a literature revision about the theme, accomplishment of observations, a questionnaire application to collect data, achievement of the answers transitions and the data analysis. Based on this research and obtained data observation, it was possiblie to notice that there are many gaps in the process of management related with the affective issue, and through this study it wasn´t possible to notice by the observation and data analyses that there was neither affective significance and nor affective relationships that could contribute or turn better the interpersonal relations and the reflection of this subject in the school management mentioned in this study. In this research is possible to understand that there is a necessity to comprehend the manager and his implications in the education as well as ally this issue to the affection, it is also important to understand that the human being is affectionate by nature and dependent of intermediation with other human beings. So the future expectative is that, considering the topic of affectivity as an importante element in the Educational Management Process, management, affectivity and educational managers can contribute to provide a favorable and more humanized work place.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAfetividade no contexto da gestão educacionalpor
dc.titleA questão da afetividade considerada no contexto da gestão educacionalpor
dc.title.alternativeThe Issue of Affectivity considerated in the context of educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestao Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente Trabalho Final de Pós-Graduação, com o título de A Questão da Afetividade considerada no contexto da Gestão Educacional, realizado na área de Educação, apresenta a questão da afetividade no contexto da gestão relacionada aos gestores e educadores, e se isso tem alguma imbricação ou contribuição com o processo de gestão e a forma como está ocorrendo em uma escola pública e uma escola privada do município de Agudo/RS. A metodologia envolveu uma revisão de literatura acerca do tema, realização de observações, aplicação de questionário para a coleta de dados, realização das transcrições das respostas e análise dos dados. Com base na pesquisa e observação dos dados obtidos, percebeu-se que há muitas lacunas no processo de gestão relacionadas à questão da afetividade, pois não se percebeu, pelas observações e analise de dados que haja significância da afetividade e nem relações afetivas que possam contribuir ou melhorar as relações interpessoais e o reflexo dessas na gestão das escolas alvo do estudo. Compreende-se, pelo estudo, que há uma necessidade muito grande em compreender gestão e suas implicações na educação bem como aliá-la ao afeto, pois se entende que o ser humano seja afetuoso por natureza e dependente de intermediações com os demais seres humanos. Espera-se que, futuramente, considerando a questão da afetividade como elemento importante no processo de gestão educacional, gestão, afetividade e gestores possam contribuir para proporcionar um ambiente de trabalho favorável e mais humanizador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto