dc.contributor.advisor | Hepp, Izabel Cristina Uaska | |
dc.creator | Althaus, Ligia Graziela | |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T13:22:58Z | |
dc.date.available | 2017-12-05T13:22:58Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12128 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This conclusion of course work has included the theme. The problem investigated
was the experience of care in multigrade classes offered to students with special
needs of municipal schools in the Municipality of Uncle Hugo / RS, favoring the
inclusion or exclusion. The aim of the research was to analyze the service
experience in multigrade classes offered to students with special needs of municipal
schools in the municipality of Uncle Hugo / RS. Through specific objectives was to
investigate the need for specific training for managers and teachers who work in
inclusive education. Reflect on the importance of educational inclusion and models of
care. Present and analyze the experience of multigrade classes, through activities
and projects aimed at inclusive education, analyzing the importance of managers,
teachers, parents, students and school community so that there is inclusion. Based
on the goals inclusive education emphasizes the need to integrate into all children in
regular schools, including children with special needs in the city of Uncle Hugo /
RS. The experience was put into practice due to the unpreparedness of the teachers
of regular classes. For the process to work the school has included the work of a
single teacher teachers with technical training in special education and
inclusion. Being that it shows in their field activities. Through the school's
pedagogical Policy Project, it was through him that many meetings were held with
parents of students with special needs. There are, therefore, that the children entered
a process of inclusion in multigrade classes are motivated and happy and there was
no problem with other students in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Inclusion | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Right | eng |
dc.subject | Integration | eng |
dc.title | Gestor educacional: mediador da inclusão | por |
dc.title.alternative | Educational management: mediator of inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a inclusão. O problema
investigado foi à experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos
alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino no Município de Tio
Hugo/RS, favorecendo a inclusão ou exclusão. O objetivo geral da pesquisa foi
analisar a experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos
com necessidade especial da rede municipal de ensino no município de Tio
Hugo/RS. Teve como objetivos específicos: investigar a necessidade de formação
específica para gestores e professores que trabalham com a educação inclusiva;
refletir sobre a importância da inclusão educacional e os modelos de atendimento;
apresentar e analisar a experiência da classe multisseriada, por meio de atividades e
projetos que visam à educação inclusiva, analisando a importância dos gestores,
professores, pais, alunos e comunidade escolar para que haja a inclusão. Partindo
dos objetivos a educação inclusiva enfatiza a necessidade de integrar todas as
crianças em escolas regulares, inclusive as crianças com necessidades especiais do
Município de Tio Hugo/RS. A experiência foi colocada em prática devido ao
despreparo das professoras de classes regulares. Pois, para trabalhar no processo
de inclusão a escola conta com os trabalhos docentes de uma única professora, com
formação técnica em educação especial e inclusão. Sendo que a mesma demonstra
domínio em suas atividades. Verificou-se através do Projeto Político Pedagógico que
muitas reuniões foram feitas com os pais dos alunos portadores de necessidades
especiais. Verificando-se, portanto, que as crianças inseridas num processo de
inclusão na classe multisseriada, estão motivadas e felizes, não havendo nenhum
problema com os demais alunos da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |