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dc.contributor.advisorHepp, Izabel Cristina Uaska
dc.creatorAlthaus, Ligia Graziela
dc.date.accessioned2017-12-05T13:22:58Z
dc.date.available2017-12-05T13:22:58Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12128
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis conclusion of course work has included the theme. The problem investigated was the experience of care in multigrade classes offered to students with special needs of municipal schools in the Municipality of Uncle Hugo / RS, favoring the inclusion or exclusion. The aim of the research was to analyze the service experience in multigrade classes offered to students with special needs of municipal schools in the municipality of Uncle Hugo / RS. Through specific objectives was to investigate the need for specific training for managers and teachers who work in inclusive education. Reflect on the importance of educational inclusion and models of care. Present and analyze the experience of multigrade classes, through activities and projects aimed at inclusive education, analyzing the importance of managers, teachers, parents, students and school community so that there is inclusion. Based on the goals inclusive education emphasizes the need to integrate into all children in regular schools, including children with special needs in the city of Uncle Hugo / RS. The experience was put into practice due to the unpreparedness of the teachers of regular classes. For the process to work the school has included the work of a single teacher teachers with technical training in special education and inclusion. Being that it shows in their field activities. Through the school's pedagogical Policy Project, it was through him that many meetings were held with parents of students with special needs. There are, therefore, that the children entered a process of inclusion in multigrade classes are motivated and happy and there was no problem with other students in the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectRighteng
dc.subjectIntegrationeng
dc.titleGestor educacional: mediador da inclusãopor
dc.title.alternativeEducational management: mediator of inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a inclusão. O problema investigado foi à experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino no Município de Tio Hugo/RS, favorecendo a inclusão ou exclusão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino no município de Tio Hugo/RS. Teve como objetivos específicos: investigar a necessidade de formação específica para gestores e professores que trabalham com a educação inclusiva; refletir sobre a importância da inclusão educacional e os modelos de atendimento; apresentar e analisar a experiência da classe multisseriada, por meio de atividades e projetos que visam à educação inclusiva, analisando a importância dos gestores, professores, pais, alunos e comunidade escolar para que haja a inclusão. Partindo dos objetivos a educação inclusiva enfatiza a necessidade de integrar todas as crianças em escolas regulares, inclusive as crianças com necessidades especiais do Município de Tio Hugo/RS. A experiência foi colocada em prática devido ao despreparo das professoras de classes regulares. Pois, para trabalhar no processo de inclusão a escola conta com os trabalhos docentes de uma única professora, com formação técnica em educação especial e inclusão. Sendo que a mesma demonstra domínio em suas atividades. Verificou-se através do Projeto Político Pedagógico que muitas reuniões foram feitas com os pais dos alunos portadores de necessidades especiais. Verificando-se, portanto, que as crianças inseridas num processo de inclusão na classe multisseriada, estão motivadas e felizes, não havendo nenhum problema com os demais alunos da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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