dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Bahia, Maria Aparecida Lira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T13:19:45Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T13:19:45Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1212 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research was to understand the importance of using games as a
challenge for school management in the development of children in kindergarten.
The methodological approach used was the qualitative type of literature. In short, it is
essential that the teacher and school manager pursues an active role in any process
involving the organization and implementation of an educational pedagogical work,
such as work projects through corners, workshops, teaching units, a collective
teaching project involving the entire team of teachers and school community. The
school management of the school community, therefore, must be open to discovery
and testing of knowledge, where all the action happens so investigative (link between
teaching and research), dialogic, with training and sharing of diverse experiences
inherent in a reflective practice that transforms and reconstructed by critical analysis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Brincadeiras | por |
dc.title | A importância da brincadeira na educação infantil: desafios para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The importance of brinzadeira in early childhood education: challenges for management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância da utilização de
brincadeiras enquanto desafio para a gestão escolar no processo de
desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A abordagem metodológica
utilizada foi à qualitativa do tipo bibliográfica. Em suma, é fundamental que o
professor como gestor escolar exerça um papel ativo em todo o processo que
envolve a organização e a concretização das intenções educativas do trabalho
pedagógico, como por exemplo, projetos de trabalho por cantos, oficinas, unidades
didáticas, ou seja, um projeto pedagógico coletivo que envolva toda a equipe de
professores e comunidade escolar. A gestão escolar da comunidade escolar,
portanto, precisa estar aberto às descobertas e experimentação do conhecimento,
em que a ação de todos aconteça de forma investigativa (vínculo entre ensino e
pesquisa), dialógica, com formação e socialização de experiências diversas,
inerentes a uma prática reflexiva que transforma e se reconstrói pela análise crítica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |