Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorAndreola, Juliana
dc.date.accessioned2017-12-06T10:06:56Z
dc.date.available2017-12-06T10:06:56Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12131
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work was developed in the context of the Integral Attention to Children and Adolescents Program, in Faxinal do Soturno/RS, which is a project that receives children and adolescents who are in situations of social vulnerability. The aim of this study was to assess if the project helps to raise environmental awareness among children and adolescents. In addition, we sought to know the social meaning of the interaction of young people with the “Horto” Project. This research used exploratory methodology, including qualitative analysis, through the use of questionnaires sent to families and the stories of the youth about their experiences in the project. The results showed that “horto” is seen as an environment for socialization, interaction, learning, and fundamentally encouraging values related to environmental preservation practices. In addition to achieving its main objectives, the project contributes to the formation of citizens aware of their actions with the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto Horto Municipalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientização ambientalpor
dc.subjectPráticas socioambientaispor
dc.subjectHorto Projecteng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectSocial and environmental praticeseng
dc.titleVivências e significações socioambientais do Projeto Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RSpor
dc.title.alternativeSocio-environmental experiences and significations of the Horto Project of Faxinal do Soturno/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS, que é um projeto que recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo foi verificar se o Projeto ajuda a despertar a conscientização ambiental entre as crianças e adolescentes atendidos; além disso, procurou-se conhecer o significado social do convívio dos jovens com o projeto Horto. Esta pesquisa utilizou a técnica de campo exploratória e incluiu análise qualitativa, através da utilização de questionários enviados às famílias e relatos dos jovens atendidos pelo projeto, sobre suas vivências no Horto. Os resultados evidenciaram que o projeto do Horto Municipal é percebido como um ambiente de socialização, convivência, construção da aprendizagem, e, fundamentalmente, incentivador de valores que se relacionam a práticas preservacionistas ambientais. Com isso pode-se afirmar que, além de alcançar seus objetivos principais, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes de suas ações com o meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto