Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIlha, Franciele Roos da Silva
dc.creatorAgostini, Micheli Zwirtes
dc.date.accessioned2017-12-06T10:50:47Z
dc.date.available2017-12-06T10:50:47Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12135
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the school management in the current context, seeking to know the tasks of the school manager, the role and importance of the director to the school community as well as their actions, responsibilities and training today. Therefore, the objective of this study is to analyze and understand the responsibilities and actions necessary for the manager to act in the classroom. The methodology was based on qualitative approach. Study participants were two directors, one from public school and one private school. To collect the necessary information has been used semi-structured questionnaires, interpreted through content analysis. It was evident that the management has not fully realized the transformation of the paradigm of educational administration for the educational management, but are seeking through their actions guide his team to work for this involved the school's actions as co-authors of school management . It is vital also that the manager is constantly training, learning along the exercise of their profession.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectResponsabilidadespor
dc.subjectAçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectResponsibilitieseng
dc.subjectActioneng
dc.titleO gestor escolar e suas ações frente a gestãopor
dc.title.alternativeThe manager and its shares ahead school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como propósito investigar a gestão escolar no contexto atual, buscando conhecer as incumbências do gestor escolar, a função e a importância do diretor para comunidade escolar bem como suas ações, responsabilidades e formação nos dias atuais. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender e analisar as responsabilidades e ações necessárias para o gestor atuar no cotidiano escolar. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram duas diretoras, uma de escola pública municipal e outra de escola particular. Para coleta das informações foram utilizados questionários semi-estruturados, interpretados através da análise de conteúdo. Evidenciou-se que as gestoras ainda não concretizaram totalmente a transformação do paradigma de administração educacional para o de gestão educacional, mas estão buscando através de suas ações orientar sua equipe de trabalho para que esta participe das ações da escola como co-autores da gestão escolar. É de fundamental importância também que o gestor esteja em constante formação, aprendendo ao longo do exercício de sua profissão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto